sábado, 30 de março de 2013

MINIPROJETO: SENSIBILIZAÇÃO ATRAVÉS DA MÚSICA



Miniprojeto: SENSIBILIZAÇÃO ATRAVÉS DA MÚSICA

A música "cura" a alma do ser humano,
aumentando a autoestima e trabalhando a sensibilidade.

Profª Marcelina Almeida Dias

Local de realização: Colégio Polivalente Edivaldo Boaventura, Jequié, BA.
Componentes curriculares: Literatura, Português, Artes e Sociologia
Público: Alunos da 1ª Série do Ensino Médio
Duração: Um semestre

Objetivo geral:
  • Oportunizar experiências artísticas, culturais e propiciar uma dimensão crítica e contextualizada, visando ao desenvolvimento da sensibilização, através da música e de suas modalidades.
Objetivos específicos:
  • Desenvolver  e valorizar a arte musical como importante para a sensibilização e a aprendizagem dos valores éticos, morais e estéticos;
  • Mostrar a influência da música na sensibilização de nossa cultura, visando ao crescimento, a mudanças e opções criativas para aprimorar a vida de todos;
  • Reconhecer a música e as expressões da arte como direito e dever, numa formação orientada para a cidadania;
  • Despertar a autoestima buscando, dentro de sua cultura, a sensibilização, por meio das modalidades musicais: canto, composição (poemas e versos) e instrumentalização.
  • Proporcionar integração social através dos diversos tipos de modalidade da música.
PROBLEMATIZAÇÃO:
  • Quais são as preferências musicais de nossos alunos?
  • Quais as contribuições do trabalho com música para a sensibilização dos alunos na escola e na sala de aula?
  • De que forma a escola poderia estar trabalhando a música e a sensibilização nas salas de aula de modo a contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem escolar,musical e desenvolvimento integral dos alunos?
Justificativa:
     No livro O Tao da Música, Jonh M. Ortiz evidencia que  música pode evocar lembranças, referências efetivas e tem o poder terapêutico. Com a música podemos explorar os aspectos emocionais da vida como equilíbrio e criatividade, harmonia de nossas vidas e podemos alcançar mais o ser em vez de ter.
      Trabalhar a música - que é de interesse da maioria dos alunos - vai ao encontro das satisfações em busca de melhora na autoestima,mudança no comportamento, aprendizagem das demais disciplinas do currículo, conservação do ambiente escolar, reflexões críticas (comparações das composições musicais de duplo sentido, que não são educativas e não trazem mensagens para o sentido da vida), respeito mútuo, diálogos e princípios éticos e morais.

Etapas:

1.     Pesquisa de informação sobre o gosto pelas manisfestações artísticas da turma e tabulação dos dados, representando a análise através de gráficos.
2.     Divisão das equipes, através das diferentes manifestações identificads.
3.     Pesquisas de músicas e trilhas sonoras de filmes de diversos estilos, de acordo com o tema de cada grupo.
4.     Apresentação dasmúsicas - cada grupo apresenta duas músicas de estilos diferentes. Pode cantar, interpretar fazendo comparações entre as composições analisadas. Pode relacionar a mensagem da música com a realidade social, política, econômica e religiosa local, regional e nacional.
5.     Confecção de instrumentos utilizando materiais reciclados.
6.     Ensaios da peça teatral e musical, reunindo a diversidade cultural estudada.
7.     Apresentação do musical e da peça teatral na noite cultural da escola.

Sugestões de músicas para a apresentação dos alunos:
  • Coração de Estudante, de Milton Nascimento
  • É preciso saber viver, de Titãs
  • Vamos construir, de Sandy & Júnior
  • Pacato cidadão, de Skank
  • A paz, de Gilberto Gil
  • O amanhã, de Simone
  • Poema, de Beto Guedes e Ronaldo bastos
  • Preciso do seu amor, de KLB
  • Tchutchuca, Só as cachorras, de Bonde do Tigrão
  • A minha alma, de Rappa
  • Seja mais você, do Grupo Raça
  • Primavera, Quatro estações, de Vivaldi
  • Geni, de Chico Buarque
  • Suíte nº 3, Ária na Quarta Corda, de Bach
  • Piano Concerto nº 23, Allegro com Espírito, de Mozart
  • Masculino e Feminino, de Pepeu Gomes
  • Lago dos Cisnes, Prelúdio nº 2, de Tchaikovsky
  • Ave Maria, de Charles Gounod
*Abrir sugestões aos participantes do projeto.
Resultados esperados:

Com o andamento do miniprojeto, espera-se que haja melhoria em relação à maior participação durante as aulas das diversas disciplinas, na relação entre professor x alunos e entre aluno x aluno, mais respeito e, principalmente, efetiva colaboração e participação nas atividades culturais da escola. Também se espera que haja um maior interesse pelo tema sensibilizar musicalizando, constatação que deverá ser observada no conselho de classe do 1º semestre e na culminância do Miniprojeto com a realização de um evento cultural para explanação de apresentações construídas durante o projeto.

sexta-feira, 29 de março de 2013

MINIPROJETO: VIAJANDO COM A LEITURA E A ESCRITA



MINIPROJETO: VIAJANDO COM A LEITURA 
E A ESCRITA 

Profª Marcelina Almeida Dias
 

1. Nome do Projeto: Viajando com a leitura e a escrita


2. Eixos Norteadores: Leitura e escrita

3. Justificativa:


A leitura e a escrita são hoje um dos maiores desafios das escolas, visto que quando estimulada de forma criativa, possibilita a redescoberta do prazer de ler, a utilização da escrita em contextos sociais e a inserção do aluno no mundo letrado.

Pensando nesse contexto, o Projeto “Viajando com a leitura e a escrita” torna-se necessário e viável, pois pretende fomentar a leitura, a interpretação e a produção por meio dos diversos gêneros textuais.

Com uma proposta de trabalho interdisciplinar com as outras disciplinas, o projeto busca reunir escola e comunidade local em atividades de pesquisa e informações que contribuam para o resgate da história da comunidade, tornando o aluno a mola mestra do processo ensino aprendizagem.


4. Objetivo Geral:



Promover o aperfeiçoamento das habilidades de leitura e escrita, possibilitando aos alunos o contato e o conhecimento dos vários tipos de textos nas mais variadas modalidades da língua escrita e falada, contribuindo para a superação ou minimização das dificuldades de leitura e produção escrita .


5. Objetivos específicos:

  • Possibilitar o aperfeiçoamento da habilidade de leitura;
  • Favorecer o enriquecimento do universo vocabular , através do contato com os mais variados tipos de textos;
  •  Favorecer a construção de conceitos e regras gramaticais;
  • Aperfeiçoar a produção textual no que se refere a paragrafação, seqüência lógica das idéias, coerência e coesão;
  •  Desenvolver a habilidade de escrita de textos narrativos, descritivos e dissertativos;
  • Desenvolver a habilidade de interpretação e compreensão textual.

6. Propostas de atividades pedagógicas estimuladoras de 
    leitura:

  • Todos os dias, o professor prepara e executa perante os alunos a leitura expressiva de uma história curta; ou outro tipo de texto;
  • Fazer sempre o treino de leitura com a turma de um texto curto e interessante;
  • Combinar com a classe um dia e hora de ouvir e contar histórias;
  • Pedir a leitura de um mesmo livro por bimestre para toda a classe ou de um livro para cada grupo de alunos;
  • Incentivar a livre escolha de um livro da biblioteca da escola para ler em casa;
  • Solicitar que o aluno, na segunda feira, faça o registro de um acontecimento do seu bairro ou rua e depois o leia para a classe;
  • Avaliar constantemente, observando e registrando todas as reações dos alunos em relação aos textos lidos.

 6.1. Modalidades de leituras a serem trabalhados:
  • Leitura silenciosa;
  • Leitura oral (individual e coletiva);
  •  Leitura oral individual: o aluno lê para o professor ou para a turma (quem ouve faz a sua avaliação
  •  Leitura oral coletiva: simultânea; um aluno lê e os outros seguem no livro ou texto; um aluno lê e os outros apenas ouvem;

6.2.Tipos de leitura a serem trabalhados:

  • A leitura intensiva: silenciosa ou oral de um pequeno trecho e o estudo das suas particularidades (vocabulário, estilo e gramática).
  • Leitura extensiva: leitura de um texto bastante longo feita em classe ou em casa, no final avalia-se com poucas perguntas;
  • Leitura suplementar: é leitura de um livro inteirinho com o objetivo apenas de compreensão e, naturalmente, da fruição completa.


7. Recursos:

  • Portadores dos mais variados tipos de textos;
  • Textos dos mais variados gêneros.


8. Avaliação:

Será contínua e processual, observando-se a participação, interesse e progresso demonstrados pelos alunos no decorrer das atividades propostas.

sexta-feira, 15 de março de 2013

PROJETO: GINCANA DE LEITURA


PROJETO: GINCANA DE LEITURA
“LIVROS, QUE TE QUERO LIVRES!”

Profª Marcelina Almeida Dias


Projeto desenvolvido com a finalidade de colocar os alunos em contato com uma série de livros, que serão lidos, vivenciados, experimentados e criticados, em grupo, por meio de atividades variadas e divertidas, levando-os a refletir e a desenvolver o senso crítico.


TEMA

A leitura, como forma de prazer e lazer, realizada pelos alunos da 7ª série do Ensino Fundamental, do Colégio Polivalente Edivaldo Boaventura, mostrando-lhes que o ato de ler pode ser muito prazeroso e que, além de ser uma base essencial para a apreensão do conhecimento, é uma necessidade básica do ser humano, indispensável à saúde tanto física quanto mental.


JUSTIFICATIVA

A idéia da Gincana de Leitura surgiu, a princípio, de uma inquietação que me atormentava em relação à falta de interesse da maioria de meus alunos pela leitura, por desconhecerem o ato de ler por prazer e com prazer. E foi colocada em ação, após conhecer o relato de experiências vividas, em sala de aula, durante alguns anos, por professores de Língua Portuguesa do Colégio Instituto Social da Bahia (ISBA), publicado na coleção “Lendo e Interferindo”, de 5ª a 8ª série, de Anna Franscolla.
Neste relato, eles apresentam sua prática pedagógica tal qual vinha sendo desenvolvida e socializam sua experiência para que todos os apaixonados por livros possam sentir, como eles sentiram, o prazer de uma leitura compartilhada.
Isto funcionou como a peça principal que faltava para completar o jogo das minhas ideias. Porque, para mim, também, a leitura pode ser prazerosa e, muitas vezes, representa uma forma de lazer. Sabe-se que o lazer é uma necessidade básica do ser humano, indispensável à saúde tanto física quanto mental. Não se pode entender lazer dissociado de prazer.
No Brasil, onde, por questões históricas, sociais e econômicas, a leitura sem sempre faz parte do dia-a-dia das famílias, cabe à escola a tarefa de conquistar os leitores em formação. É, portanto, fundamental que o nosso leitor em formação leia muito, e sempre mais, mas porque ele encontrou beleza e emoção no livro. O papel da escola, então, é permitir que o aluno tome gosto pela leitura e forme seu senso crítico. O resto fluirá com o tempo.
Pensando na sistematização do trabalho em sala de aula, por acreditar na necessidade de um certo acompanhamento da leitura, o que não seria possível dentro de uma universo tão vasto quanto o de uma biblioteca, adaptei o trabalho sugerido pelos colegas do referido relato, denominado Gincana de leitura – atividade pedagógica que consiste em colocar os alunos em contato com uma série de livros, que serão lidos, vivenciados, experimentados e criticados, em grupo, por meio de atividades variadas e divertidas que possibilitem a reflexão e a tomada de decisão (imprescindíveis na formação de qualquer indivíduo).
Essa atividade não teria avançado se eu não tivesse contado com o incentivo e o entusiasmo de Mariza, Divany, Cleide, Graça e Lissandra, minhas colegas de trabalho. Ressalto, ainda, o apoio e incentivo de Marivone, minha vice-diretora, e de Sônia Maria, minha dirtora, também amantes da leitura e sempre prontas a colaborar, propondo-se, ao final da gincana, premiar os alunos com medalhas e sorvetes, em atendimento à minha solicitação.
O sucesso deste trabalho depende também da colaboração da família, de quem será solicitada a participação no sentido de incentivar os leitores em formação, compartilhando suas leituras. Proponho à família o estabelecimento de um momento reservado à leitura, no qual cada um possa satisfazer o seu próprio gosto literário, escolhendo o que quer ler.
Portanto, a Gincana de Leitura, proposta de trabalho que atende plenamente ao que pede os PCNs do Ensino Fundamental, além de ser uma atividade pedagógica que consiste em colocar os alunos em contato com uma série de livros de estilos variados, torna-se uma atividade interdisciplinar, pois professores das mais variadas disciplinas e séries podem utilizar deste instrumento como um meio pelo qual se pode diminuir a distância entre o que se exige socialmente e o que se prega na escola.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

     A leitura é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo e treinada em suas várias formas. Lê-se para entender e conhecer. Lê-se para sonhar, viajar com a imaginação. Lê-se por prazer e curiosidade. Lê-se para aprender e ficar informado. Lê-se para questionar e resolver problemas. Sendo a mais geral das habilidades, a leitura acaba determinando o sucesso ou fracasso na vida escolar.
      No contexto escolar da educação brasileira surge uma variedade de linguagens e de leituras que requerem uma atenção especial dos educadores. A sala de aula constitui, hoje, um dos espaços destacados para a pesquisa sobre o ensino-aprendizagem da língua. Daí a conveniência de que o professor de língua portuguesa, enquanto agente institucionalmente indicado para a promoção de leitura na escola, esteja consciente da necessidade de se formarem leitores capazes de ler o mundo nos seus mais variados contextos e de participarem criticamente no processo de transformação social, tão almejado em nossa sociedade.
     Nunca é demais lembrar que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”, tal como nos ensinou o mestre Paulo Freire. Percebemos que o ato de ler é a base essencial para apreensão do conhecimento. Saber ler implica em desvendar mistérios e compreender mundos, e ultrapassa qualquer ideia de se querer ou de se colocar limites de sentido.
Ainda a propósito da leitura, o educador Paulo Freire, em seu livro “A importância do ato de ler”, afirma: “A linguagem e a realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto” (p.11)
A importância e o valor dos usos da linguagem são determinados historicamente segundo as demandas sociais de cada momento. Atualmente, exigem-se níveis de leitura e de escrita diferentes dos quais satisfizeram as demandas sociais até a bem pouco tempo – e tudo indica que essa exigência tende a ser crescente. A necessidade de atender a essa demanda, implica uma revisão substantiva das práticas de ensino e a constituição de nossas práticas que possibilitem ao aluno aprender linguagem a partir da diversidade textual socialmente dada. 
Toda educação comprometida com o exercício da cidadania precisa criar condições para que o aluno possa desenvolver sua competência linguística e proficiência discursiva. E, sem negar a importância dos textos que respondem a exigências práticas da vida diária, deve reconhecer que são os textos que favorecem a reflexão crítica, o exercício de formas de pensamentos.
Portanto, propõe-se um tipo de leitura que leve o aluno a uma reflexão crítica, principalmente no que se refere aos livros que abordem assuntos referentes à sua realidade e preferência, por fazerem parte da vida cotidiana e por induzirem-no a modificar seu comportamento, através de suas mensagens. Além disso, a leitura de bons livros transforma o processo criador em laboratório, no qual se testam comportamentos humanos. Mitos da época e escalas de valores que fundamentam e orientam as práticas sociais são transmitidos e reforçados pela linguagem dos livros, quando não impostos ou reformulados. 
Por isso, a leitura com prazer e por prazer é um tema de interesse amplo, por meio do qual os profissionais de várias áreas podem se tornar aptos a interpretar e detectar tendências atuais e futuras.

OBJETIVOS

Objetivo geral:
Desenvolver a habilidade da leitura crítica e da escrita, envolvendo livros de estilos variados. E apresentar a ideia “livro”, abordando a importância e o valor da cultura como um todo.

Objetivos específicos:
  1. Entender a importância da leitura como instrumento de socialização (enriquecimento cultural e vivências);
  2. Despertar-se para uma visão crítica da leitura;
  3. Selecionar textos segundo seu interesse e necessidade;
  4. Ler, de maneira autônoma, livros de estilos e temas com os quais tenha construído familiaridade;
  5. Expressar-se por escrito e oralmente;
  6. Trocar impressões com outros leitores a respeito dos livros lidos, posicionando-se diante da crítica, tanto a partir do próprio livro como de sua prática enquanto leitor;
  7. Compreender a leitura em suas diferentes dimensões – o dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler;
  8. Aderir ou recusar as posições ideológicas que reconheça nos livros que lê;
  9. Produzir textos, de maneira livre e intuitiva, com clareza, coerência, coesão e originalidae.


CLIENTELA

Alunos da 7ª série, do Ensino Fundamental, turmas A, B e C, do turno Vespertino, do Colégio polivalente Edivaldo Boaventura, da cidade de Jequié(BA).


PERÍODO
             
22 de agosto a 29 de outubro de 2003.


METODOLOGIA

  1. Escolha e relação dos dez livros de acordo com o interesse e a maturidade dos alunos;
  2. Organização e planejamento da Gincana de Leitura;
  3. Divulgação da atividade proposta, através de mensagens de valorização da leitura;
  4. Carta às famílias, justificando o trabalho e solicitando a sua colaboração;
  5. Divisão da turma em quatro grupos para a realização das tarefas;
  6. Distribuição da relação dos livros a serem trabalhados, do regulamento e das tarefas da gincana;
  7. Leitura e explicação do regulamento e das Tarefas da Gincana pelo professor;
  8. Empréstimo dos livros aos alunos pelo professor;
  9. Leitura e discussão dos livros pelas equipes;
  10. Preparação das tarefas extraclasse pelas equipes;
  11. Apresentação das tarefas pelas equipes, em sala de aula, nas datas marcadas;
  12. Julgamento, pelo professor, das tarefas apresentadas;
  13. Avaliação da Gincana pelos alunos.

CRONOGRAMA

ETAPAS
AGOSTO
SETEMBRO
OUTUBRO
Fundamentação Teórica
X


Elaboração da Gincana
X


Apresentação da proposta aos alunos
X



Elaboração do Projeto

X
X
Apresentação do Projeto

X

Leitura dos livros e preparação das tarefas extraclasse pelas equipes

X

X

Apresentação e julgamento das tarefas durante a realização da gincana


X

X
Avaliação da gincana pelos alunos


X

MATERIAL
  1. Livros (romance, contos, crônicas, teatro e poemas)
  2. CDs
  3. Microssister
  4. Instrumentos musicais
  5. Letras de música
  6. Jornais, revistas
  7. Lápis de cor, cola, tesoura
  8. Fita adesiva
  9. Papel Superbom
  10. Papel ofício
  11. Hidrocor
  12. Pincel atômico
  13. Roupas e acessórios diversos
  14. Prêmios (medalhas, sorvetes)


AVALIAÇÃO
             
A avaliação será processual e contínua, através da observação direta do avanço do aluno e seu interesse, através de:
  • Participação nos trabalhos de grupo;
  • Criação e elaboração dos textos;
  • Preparação e apresentação das tarefas;
  • Organização, pontualidade, disciplina da equipe e a qualidade dos trabalhos apresentados;
  • Adequação da tarefa ao livro escolhido;
  • Avaliação escrita da gincana pelas equipes.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BASSI, Cristina M. e LEITE, Márcia. Português: Leitura e Expressão. 1º grau, 8ª série. São Paulo: Atual, 1996.
GERALDI, João Wanderlei. O Texto na Sala de Aula. – 3ª ed.- São Paulo: Ática, 2000.
LOPES, Jamiel de oliveira. Aprendendo a Lidar com o Adolescente.
ANDRADE, Carlos Drummond de. A Palavra Mágica: P.O.E.S.I.A. – 9ª ed. – Rio de Janeiro e São Paulo: Record, 2002.
AZEVEDO, Ricardo. Pobre Corinthiano Careca. São Paulo: Ática, 1998. (Série Sinal Aberto).
BETO, frei. Alucinado Som de tuba. – 4ª ed. – São Paulo: Ática, 1994. (Série Sinal Aberto).
BLOCH, Pedro. Dito, O Negrinho da Flauta. 4ª Ed. – São Paulo: Moderna, 1983. (Coleção Veredas).
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa / Secretaria de educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRAZ, Júlio Emílio. Pretinha, Eu? . São Paulo: Scipione, 1997. (Série Diálogo).
CARDOSO, Luiz Cláudio. AIDS: E Agora? – 11ª Ed. - São Paulo: Scipione, 1994. (Série Diálogo).
CARRARO, Adelaide. O estudante. – 30ª Ed. – São Paulo: Global, 1991.
CARRASCO, Walcyr. A Corrente da Vida. São Paulo: Moderna, 1994. (ColeçãoVeredas).
DAGOSTIM, Martins. Cidade Descalça (Contos). Curitiba: Arco-Íris, 1982.
FRASCOLLA, Anna. Lendo e Interferindo: 7ª série. São Paulo: Moderna, 1999.
HETZEL, Graziela Bozano. Perigosa Descoberta. São Paulo: FTD, 1993. (Coleção Desafio de Crescer).
LEMINSKI, Paulo. Guerra dentro da Gente. São Paulo: Scipione, 1993.
LESSA, Orígenes. O Feijão e o Sonho. – 38ª Ed. – São Paulo: Ática, 1990. (Série Vaga-lume).
MELO, Thiago de. Faz Escuro mas Eu canto. – 15ª Ed. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.
NICOLELIS, Giselda Laporta. Pássaro contra a Vidraça. São Paulo: Moderna, 1992. (Coleção Veredas).
_____________________ . A Mão Tatuada. – 2ª Ed. – São Paulo: Atual, 1986. (Série Dourada).
PARA GOSTAR DE LER – vol. 3 (crônicas) – 11ª Ed. – São Paulo: Ática, 1993.
PEREIRA, Sylvio. A Primeira Reportagem. São Paulo: Ática, 1983. (Coleção Vaga-Lume).
RAMOS, Graciliano. A Terra dos Meninos Pelados. – 16ª Ed. – Rio de Janeiro: Record, 1993.
_______________. Vol. 8 (Contos). – Ed. Didática. – São Paulo: Ática, 1983. (Coleção para Gostar de Ler).
SANTANA, Cláudia. Sem Limites para Amar. Jequié-Bahia: Lelian, 2003.
SHELDEN, Sidney. O Estrangulador. Rio de Janeiro: Record; São Paulo: Ática (Distribuidor), 1994.
SUASSUNA, Ariano. Auto da Compadecida. (Fragmentos)
TAPAJÓS, Renato. A Infância Acabou. São Paulo: Ática, 1996. (Série Sinal Aberto)
VERSIANI, Ivana. Araponga Meu Amor. – 2ª Ed. – São Paulo: FTD, 1993. (Coleção Canto Jovem)
VIANA, Vivina de Assis. O Mundo é para ser voado. – 8ª Ed. – São Paulo: Scipione, 1994. (Série Diálogo)
VIEIRA, Isabel. E Agora, Mãe?. São Paulo: Moderna, 1991. (Coleção Veredas)
YAZBECK, Ivan. Em Algum Lugar no Céu. São Paulo: Scipione, 1993. (Série Diálogo)


ANEXOS:

CARTA AOS PAIS DOS ALUNOS


COLÉGIO POLIVALENTE EDIVALDO BOAVENTURA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA  -  PROFESSORA: MARCELINA A. DIAS
SÉRIE: 7ª      -     TURNO: VESPERTINO     -     UNIDADE:  III

Gincana de Leitura
Ó! Bendito o que semeia livros...
Livros à mão cheia...
E manda o povo pensar!
O livro caindo n’alma
É germe – que faz a palma,
É chuva – que faz o mar.
Castro Alves
Senhores Pais:

A ideia da Gincana de Leitura foi concebida a partir de uma certa inquietação que me atormentava em relação à falta de interesse da maioria de meus alunos pela leitura, por desconhecerem o ato de ler por prazer e com prazer.
A leitura pode ser prazerosa e, muitas vezes, representa uma forma de lazer. Sabe-se que o lazer é uma necessidade básica do ser humano, indispensável à saúde tanto física quanto mental. Não se pode entender lazer dissociado de prazer. “E que prazer gostoso é esse de ler um bom livro! Capaz de levar-nos ao riso e à tristeza, de tornar-nos íntimos e velhos conhecidos de seus personagens, de fazer-nos acompanhar gulosos e sedentos seu enredo, de transportar-nos a outros mundos, de dar vida aos nossos sonhos” (Werner Zotz ET AL; Livro que te quero livre).
É fundamental que o nosso leitor em formação leia muito, e sempre mais, mas porque ele encontrou beleza e emoção no livro. “Quem lê, pula pra dentro do livro e dentro dele chora, ri, se espanta, vibra, torce, espera, transformado em uma nova personagem. Ler é viver em uma nova dimensão” (Luci G. Watanabe). O papel da escola, então, é permitir que o aluno tome gosto pela leitura e forme seu senso crítico. O resto fluirá com o tempo. “Lendo pode-se sonhar, ser criativo, encontrar-se consigo mesmo, pensar sobre o mundo e as coisas” (Lúcia Pimentel Góes).
Se o hábito de ler não se inicia até os treze anos, as chances de se formar um adulto leitor são mínimas. No Brasil, onde, por questões históricas, sociais e econômicas, a leitura sem sempre faz parte do dia-a-dia das famílias, cabe à escola a tarefa de conquistar os leitores em formação.         Pensando na sistematização do trabalho em sala de aula, por acreditar na necessidade de um certo acompanhamento da leitura, o que não seria possível dentro de uma universo tão vasto quanto o de uma biblioteca, adaptei o trabalho sugerido pelos colegas do referido relato, denominado Gincana de leitura – atividade pedagógica que consiste em colocar os alunos em contato com uma série de livros, que serão lidos, vivenciados, experimentados e criticados, em grupo, por meio de atividades variadas e divertidas que possibilitem a reflexão e a tomada de decisão (imprescindíveis na formação de qualquer indivíduo).
O sucesso deste trabalho depende também da colaboração de vocês, pais, de quem solicito a participação no sentido de incentivar o seu filho, leitor em formação, compartilhando suas leituras. Proponho a vocês o estabelecimento de um momento reservado à leitura, no qual cada um possa satisfazer o seu próprio gosto literário, escolhendo o que quer ler. “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros” (Bill Gates).
Assim, apresento aos alunos a relação de dez livros para a leitura e realização das tarefas da Gincana, de acordo com o interesse e a maturidade deles. Estes são de estilos bem variados (prosa, poema, teatro), possibilitando ao aluno o convívio com histórias românticas, policiais, de aventura, de ficção científica, de suspense, de humor, de terror, etc.


LISTA DOS LIVROS 
A SEREM TRABALHADOS PELOS ALUNOS

7ª série “A”
  1. O estudante, de Adelaide Carraro (romance)
  2. E Agora Mãe?, de Usabel Vieira (romance)
  3. Pobre Corinthiano Careca, de Ricardo Azevedo (romance)
  4. Pretinha, Eu?, de Júlio Emilio Braz (romance)
  5. O Feijão e o Sonho, de Orígenes Lessa (romance)
  6. A Terra dos meninos Pelados, de Graciliano Ramos (romance)
  7. AIDS: E Agora?, de Luiz Cláudio Cardoso (romance)
  8. Para gostar de Ler – vol. 3 (crônicas)
  9. Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna (teatro)
  10. A Palavra Mágica P.O.E.S.I.A, de Carlos Drummond de Andrade (poemas)

7ª série “B”
  1. Cidade Descalça, de Martins Dagostim (romance)
  2. A Primeira Reportagem, de Sylvio Pereira (romance)
  3. O mundo é para ser voado, de Vivina de Assis Viana (romance)
  4. Em algum lugar no céu, de Yazbeck (romance)
  5. Perigosa descoberta, de Graziela Bozano Hetzel (romance)
  6. Araponga meu amor, de Ivana Versiani (romance)
  7. A corrente da vida, de Walcyr Carrasco (romance)
  8. O estrangulador, de Sidney Sheldon (romance)
  9. Auto da compadecida, de Ariano Suassuna (teatro)
  10. Faz escuro mas eu canto, de Thiago de Mello (poemas)

7ª série “C”
  1. Guerra dentro da gente, de Paulo Leminski ( romance)
  2. Sem limites para amar, de Cláudia Santana (poemas)
  3. Auto da compadecida, de Ariano Suassuna (teatro)
  4. Pássaro contra a vidraça, de Giselda L. Nicolelis (romance)
  5. Dito, o negrinho da flauta, de Pedro Bloch (romance)
  6. Para gostar de ler, vol. 8 (contos de vários autores)
  7. A mão tatuada, de Giselda Laporta Nicolelis (romance)
  8. AIDS: E Agora?, de Luiz Cláudio Cardoso (romance)
  9. A infância acabou, de Renato Tapajós (romance)
  10. Alucinado som de tuba, de Frei Beto (romance)


REGULAMENTO

  1. A Gincana de leitura será constituída de tarefas a serem realizadas e apresentadas pelos grupos nas datas previstas;
  2. A cada tarefa, foram atribuídos pontos em um total previamente estipulado;
  3. A organização, a pontualidade, a disciplina do grupo e a qualidade dos trabalhos apresentados determinarão maior ou menor pontuação, chegando até a anulação da tarefa;
  4. Cada trabalho deverá ser feito com um livro diferente, escolhido entre os indicados pelo professor (algumas tarefas podem exigir livros específicos);
  5. Após a apresentação dos trabalhos, o professor elegerá o melhor trabalho da sala e este grupo recebia mais dez pontos;
  6. Cada membro da equipe é diretamente responsável pelo sucesso do seu grupo, ficando a mais para o líder, somente a tarefa de coordenar os trabalhos;
  7. Cada equipe escolherá uma cor para identificá-la e, nos dias determinados para as apresentações dos trabalhos, seus componentes deverão usar crachás da cor escolhida;
  8. Cabe ao professor dar às equipes maiores informações sobre cada tarefa a ser realizada, bem como julgar o cumprimento de cada uma.

TAREFAS

1. Desfilando...  
Organizar um desfile das personagens de um dos livros, caracterizadas de forma a serem facilmente identificadas. 
Observação: 
Um dos membros da equipe deverá apresentar o desfile, falando do papel de cada personagem na história, com fundo musical.  
Data: ___/___/__  Valor: 100 pontos   Duração máxima: 10 min 

Variação: 
Dramatizar um outro final para a história, criado pelo grupo, ou uma cena acrescentando um elemento novo. 

2. Divulgando... 
Escolher um livro para ser alvo de uma campanha publicitária. Elaborar um outdoor divulgando-o. Selecionar para isto lições que se possam depreender da história. 
Observação: o outdoor deverá ser feito em papel-metro com 1,00mX0,70m. 
Data: __ /___/___  Valor: 100 pontos   Duração máxima: 10 min  

3. Julgando... 
Escolher um livro que apresente uma personagem polêmica e organizar um júri. Selecionar um membro da equipe para ser o juiz, outro para ser o advogado de defesa, outro para ser o promotor. Os demais formarão o corpo de jurados. As teses defendidas devem ser baseadas em fatos da história. 
Data: ___/___/___  Valor: 100 pontos   Duração máxima: 10 min  

4. Escrevendo... 
Escrever uma carta para o autor de um dos livros da lista, falando sobre o livro, questionando as personagens, suas atitudes, pedindo informações sobre a vida dele e contando da Gincana de leitura. 
Data: ___/___/___  Valor: 100 pontos   Duração máxima: 10 min 

Variação: 
Escrever uma carta para uma das personagens, questionando uma de suas atitudes ou sua maneira de ser e simular uma resposta. Para isso. Dividir a equipe em dois grupos, para que cada um se responsabilize por uma das cartas, dando mais realismo à tarefa.  

5. Entrevistando... 
Escolher um livro que tenha uma personagem bem interessante e entrevistá-la, usando o conteúdo da história nas perguntas e respostas. Dramatizar a entrevista. 
Observação: Um dos membros será a personagem escolhida e os outros deverão participar fazendo as perguntas. 
Data: ___/___/____  Valor: 100 pontos   Duração máxima: 10 min 
Variação: 
Entrevistar o autor, ao vivo, se possível, ou de forma simulada, baseando-se nas informações que o livro trouxe sobre ele.  

6. Recriando... 
Escolher um dos livros para transformar em história em quadrinhos, procurando destacar os aspectos mais importantes, aqueles que merecem maior reflexão. 
Data: ___/___/___  Valor: 100 pontos   Duração máxima: 10 min 
Variação: 
Apresentar, numa folha de cartolina ou similar, uma colagem (ou desenho, ou pintura...) que recrie trechos decisivos da história.  

7. Cantando... 
Escolher uma música bem conhecida e fazer uma paródia, recontando a história de um dos livros da lista.
Observação: 
A equipe toda deverá participar da apresentação e provocar a participação de toda a turma, distribuindo cópias do texto criado. 
Data: ___/___/____  Valor: 100 pontos   Duração máxima: 10 min 
Variação: 
Escrever a história em forma de cordel e apresentar. 

8. Noticiando... 
Fazer a primeira página de um jornal, contendo manchetes, textos, ilustrações sobre fatos que compõem a história de um dos livros. 
Observação: 
As informações necessárias para a elaboração dessa tarefa serão dadas pelo professor durante a aula. 
Data: ___/___/___  Valor: 100 pontos   Duração máxima: 10 min

9. Musicando... 
Selecionar músicas de sucesso que tenham letras relacionadas a momentos da história de um dos livros da lista e apresentar uma trilha musical para retratar essa história. 
Data: ___/___/____  Valor: 100 pontos   Duração máxima: 10 min  

10. Dançando... 
Recontar a história de um dos livros através de uma coreografia. Para isso, escolher músicas instrumentais que tenham afinidade com o tema do livro escolhido e ressaltar, em cada um dos participantes, a característica mais marcante da personagem representada. 
Data: ___/___/____  Valor: 100 pontos   Duração máxima: 10 min


 OBSERVAÇÃO: 
Ao lado dessas tarefas, que têm como objetivo a recriação dos textos, podem-se realizar outras, lúdicas, que se baseiem no conteúdo dos livros.


COMO REALIZAR A GINCANA

  • Escolher dez livros que estejam de acordo com o interesse dos alunos e relacioná-los. Devem ser de estilos bem variados (prosa, poema, teatro), possibilitando ao aluno o convívio com histórias românticas, policiais, de aventura, de ficção científica, de suspense, de humor, etc.
  • Organizar e distribuir um livreto informativo que contenha:
  1. Mensagem de valorização da leitura;
  2. Carta às famílias, justificando o trabalho e solicitando a sua colaboração;
  3. Lista dos livros a serem trabalhados;
  4. Regulamento;
  5. Tarefas.
  • Ler o livreto informativo com a classe e prestar os esclarecimentos necessários.
  • Apresentar, com entusiasmo, os livros a serem trabalhados, de forma a criar expectativas.
  • Dividir a turma em grupos, de preferência quatro, para que seja possível a apresentação das tarefas em apenas uma aula. Pensando em aulas de cinqüenta minutos, sugere-se que esse tempo seja distribuído da seguinte maneira: cinco minutos para a arrumação da sala, dez minutos para a apresentação de cada equipe, em uma ordem previamente estabelecida através de sorteio, e os minutos finais para a avaliação do melhor trabalho e conseqüente pontuação.
  • Combinar datas para a apresentação dos trabalhos de acordo com a conveniência de cada turma.
  • Orientar cada grupo para que eleja um líder, que se encarregará de prepara a ficha de inscrição e escolher a cor que identificará o seu grupo. A Gincana de leitura deve se estender por um período de cinco ou seis semanas. Aconselha-se que, em cada etapa, sejam realizadas duas tarefas: uma de apresentação de trabalhos feitos fora da sala de aula (cartazes, murais, etc.) e outra de trabalhos executados durante a aula (dramatizações, desfile de personagens, etc.).
  • Realizadas as tarefas, é importante que a equipe que conseguir maior número de pontos seja premiada. Sugere-se  a entrega de medalhas e/ou um evento que tenha compromisso apenas com lazer, reforçando, assim, a associação prazer/leitura.

CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DAS TAREFAS

·         CRIATIVIDADE ( 0 a 20)
·         ORIGINALIDADE  ( 0 a 20)
·         DURAÇÃO ( 0 a 20)  
·         PONTUALIDADE ( 0 a 20)  
·         ORGANIZAÇÃO ( 0 a 20)

TOTAL DE PONTOS DE CADA GRUPO:_______________
RESULTADO FINAL:_______________________________
COLOCAÇÃO:____________________________________



AVALIAÇÃO DA GINCANA PELOS ALUNOS

“A prática precisa de avaliação como os peixes precisam da água e a lavoura da chuva.”
(Paulo Freire)


Avalie a Gincana de Leitura realizada, assinalando um dos conceitos de cada item abaixo:
1. A Gincana de Leitura foi:
(    ) Regular           (     ) Boa            (     ) Ótima

2. Os livros relacionados para a leitura e apresentação das tarefas foram:
(    ) Regulares          (     ) Bons          (    ) Ótimos

3. As tarefas indicadas para a apresentação das leituras foram:
(    ) Regulares          (     ) Boas          (    ) Ótimas

4. A orientação dada pela professora para a preparação e apresentação das tarefas foi:
(    ) Regular           (     ) Boa            (     ) Ótima

5. Os critérios para a avaliação das tarefas da gincana foram:
(    ) Regulares          (     ) Bons          (    ) ótimos

6. A atuação dos componentes de sua equipe na preparação e apresentação das tarefas foi:
(    ) Regular           (     ) Boa            (     ) Ótima



OBSERVAÇÕES:

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SUGESTÕES: 

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