PROJETO:
GINCANA DE LEITURA
“LIVROS,
QUE TE QUERO LIVRES!”
Profª Marcelina
Almeida Dias
Projeto
desenvolvido com a finalidade de colocar os alunos em contato com uma série de
livros, que serão lidos, vivenciados, experimentados e criticados, em grupo,
por meio de atividades variadas e divertidas, levando-os a refletir e a
desenvolver o senso crítico.
TEMA
A leitura, como forma de prazer e lazer, realizada pelos
alunos da 7ª série do Ensino Fundamental, do Colégio Polivalente Edivaldo
Boaventura, mostrando-lhes que o ato de ler pode ser muito prazeroso e que,
além de ser uma base essencial para a apreensão do conhecimento, é uma
necessidade básica do ser humano, indispensável à saúde tanto física quanto
mental.
JUSTIFICATIVA
A idéia da Gincana de Leitura surgiu, a princípio, de uma
inquietação que me atormentava em relação à falta de interesse da maioria de
meus alunos pela leitura, por desconhecerem o ato de ler por prazer e com
prazer. E foi colocada em ação, após conhecer o relato de experiências vividas,
em sala de aula, durante alguns anos, por professores de Língua Portuguesa do
Colégio Instituto Social da Bahia (ISBA), publicado na coleção “Lendo e Interferindo”, de 5ª a 8ª série,
de Anna Franscolla.
Neste relato, eles apresentam sua prática pedagógica tal
qual vinha sendo desenvolvida e socializam sua experiência para que todos os
apaixonados por livros possam sentir, como eles sentiram, o prazer de uma
leitura compartilhada.
Isto funcionou como a peça principal que faltava para
completar o jogo das minhas ideias. Porque, para mim, também, a leitura pode
ser prazerosa e, muitas vezes, representa uma forma de lazer. Sabe-se que o
lazer é uma necessidade básica do ser humano, indispensável à saúde tanto
física quanto mental. Não se pode entender lazer dissociado de prazer.
No Brasil, onde, por questões históricas, sociais e
econômicas, a leitura sem sempre faz parte do dia-a-dia das famílias, cabe à
escola a tarefa de conquistar os leitores em formação. É, portanto, fundamental
que o nosso leitor em formação leia muito, e sempre mais, mas porque ele
encontrou beleza e emoção no livro. O papel da escola, então, é permitir que o
aluno tome gosto pela leitura e forme seu senso crítico. O resto fluirá com o
tempo.
Pensando na sistematização do trabalho em sala de aula,
por acreditar na necessidade de um certo acompanhamento da leitura, o que não
seria possível dentro de uma universo tão vasto quanto o de uma biblioteca,
adaptei o trabalho sugerido pelos colegas do referido relato, denominado Gincana de leitura – atividade
pedagógica que consiste em colocar os alunos em contato com uma série de
livros, que serão lidos, vivenciados, experimentados e criticados, em grupo,
por meio de atividades variadas e divertidas que possibilitem a reflexão e a
tomada de decisão (imprescindíveis na formação de qualquer indivíduo).
Essa atividade não teria avançado se eu não tivesse
contado com o incentivo e o entusiasmo de Mariza, Divany, Cleide, Graça e
Lissandra, minhas colegas de trabalho. Ressalto, ainda, o apoio e incentivo de
Marivone, minha vice-diretora, e de Sônia Maria, minha dirtora, também amantes
da leitura e sempre prontas a colaborar, propondo-se, ao final da gincana,
premiar os alunos com medalhas e sorvetes, em atendimento à minha solicitação.
O sucesso deste trabalho depende também da colaboração da
família, de quem será solicitada a participação no sentido de incentivar os
leitores em formação, compartilhando suas leituras. Proponho à família o
estabelecimento de um momento reservado à leitura, no qual cada um possa
satisfazer o seu próprio gosto literário, escolhendo o que quer ler.
Portanto, a Gincana de Leitura, proposta de trabalho que
atende plenamente ao que pede os PCNs do Ensino Fundamental, além de ser uma
atividade pedagógica que consiste em colocar os alunos em contato com uma série
de livros de estilos variados, torna-se uma atividade interdisciplinar, pois
professores das mais variadas disciplinas e séries podem utilizar deste
instrumento como um meio pelo qual se pode diminuir a distância entre o que se
exige socialmente e o que se prega na escola.
FUNDAMENTAÇÃO
TEÓRICA
A leitura é uma atividade permanente da condição humana,
uma habilidade a ser adquirida desde cedo e treinada em suas várias formas.
Lê-se para entender e conhecer. Lê-se para sonhar, viajar com a imaginação.
Lê-se por prazer e curiosidade. Lê-se para aprender e ficar informado. Lê-se
para questionar e resolver problemas. Sendo a mais geral das habilidades, a
leitura acaba determinando o sucesso ou fracasso na vida escolar.
No contexto escolar da educação brasileira surge uma
variedade de linguagens e de leituras que requerem uma atenção especial dos
educadores. A sala de aula constitui, hoje, um dos espaços destacados para a
pesquisa sobre o ensino-aprendizagem da língua. Daí a conveniência de que o
professor de língua portuguesa, enquanto agente institucionalmente indicado
para a promoção de leitura na escola, esteja consciente da necessidade de se
formarem leitores capazes de ler o mundo nos seus mais variados contextos e de
participarem criticamente no processo de transformação social, tão almejado em
nossa sociedade.
Nunca é demais lembrar que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”, tal como nos
ensinou o mestre Paulo Freire. Percebemos que o ato de ler é a base essencial
para apreensão do conhecimento. Saber ler implica em desvendar mistérios e
compreender mundos, e ultrapassa qualquer ideia de se querer ou de se colocar
limites de sentido.
Ainda a propósito da leitura, o educador Paulo Freire, em
seu livro “A importância do ato de ler”, afirma: “A linguagem e a realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do
texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações
entre o texto e o contexto” (p.11)
A
importância e o valor dos usos da linguagem são determinados historicamente
segundo as demandas sociais de cada momento. Atualmente, exigem-se níveis de
leitura e de escrita diferentes dos quais satisfizeram as demandas sociais até a
bem pouco tempo – e tudo indica que essa exigência tende a ser crescente. A
necessidade de atender a essa demanda, implica uma revisão substantiva das
práticas de ensino e a constituição de nossas práticas que possibilitem ao aluno
aprender linguagem a partir da diversidade textual socialmente dada.
Toda
educação comprometida com o exercício da cidadania precisa criar condições para
que o aluno possa desenvolver sua competência linguística e proficiência
discursiva. E, sem negar a importância dos textos que respondem a exigências
práticas da vida diária, deve reconhecer que são os textos que favorecem a
reflexão crítica, o exercício de formas de pensamentos.
Portanto,
propõe-se um tipo de leitura que leve o aluno a uma reflexão crítica,
principalmente no que se refere aos livros que abordem assuntos referentes à
sua realidade e preferência, por fazerem parte da vida cotidiana e por
induzirem-no a modificar seu comportamento, através de suas mensagens. Além
disso, a leitura de bons livros transforma o processo criador em laboratório,
no qual se testam comportamentos humanos. Mitos da época e escalas de valores
que fundamentam e orientam as práticas sociais são transmitidos e reforçados
pela linguagem dos livros, quando não impostos ou reformulados.
Por isso, a
leitura com prazer e por prazer é um tema de interesse amplo, por meio do qual
os profissionais de várias áreas podem se tornar aptos a interpretar e detectar
tendências atuais e futuras.
OBJETIVOS
Objetivo
geral:
Desenvolver a habilidade da leitura crítica e da escrita,
envolvendo livros de estilos variados. E apresentar a ideia “livro”, abordando
a importância e o valor da cultura como um todo.
Objetivos
específicos:
- Entender a importância da leitura como
instrumento de socialização (enriquecimento cultural e vivências);
- Despertar-se para uma visão crítica da
leitura;
- Selecionar textos segundo seu interesse
e necessidade;
- Ler, de maneira autônoma, livros de
estilos e temas com os quais tenha construído familiaridade;
- Expressar-se por escrito e oralmente;
- Trocar impressões com outros leitores a
respeito dos livros lidos, posicionando-se diante da crítica, tanto a partir do
próprio livro como de sua prática enquanto leitor;
- Compreender a leitura em suas diferentes
dimensões – o dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler;
- Aderir ou recusar as posições
ideológicas que reconheça nos livros que lê;
- Produzir textos, de maneira livre e
intuitiva, com clareza, coerência, coesão e originalidae.
CLIENTELA
Alunos da 7ª série, do Ensino Fundamental, turmas A, B e
C, do turno Vespertino, do Colégio polivalente Edivaldo Boaventura, da cidade
de Jequié(BA).
PERÍODO
22 de agosto a 29 de outubro de 2003.
METODOLOGIA
- Escolha e relação dos dez livros de
acordo com o interesse e a maturidade dos alunos;
- Organização e planejamento da Gincana de
Leitura;
- Divulgação da atividade proposta,
através de mensagens de valorização da leitura;
- Carta às famílias, justificando o
trabalho e solicitando a sua colaboração;
- Divisão da turma em quatro grupos para a
realização das tarefas;
- Distribuição da relação dos livros a
serem trabalhados, do regulamento e das tarefas da gincana;
- Leitura e explicação do regulamento e
das Tarefas da Gincana pelo professor;
- Empréstimo dos livros aos alunos pelo
professor;
- Leitura e discussão dos livros pelas
equipes;
- Preparação das tarefas extraclasse pelas
equipes;
- Apresentação das tarefas pelas equipes,
em sala de aula, nas datas marcadas;
- Julgamento, pelo professor, das tarefas
apresentadas;
- Avaliação da Gincana pelos alunos.
CRONOGRAMA
ETAPAS
|
AGOSTO
|
SETEMBRO
|
OUTUBRO
|
Fundamentação
Teórica
|
X
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|
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Elaboração
da Gincana
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X
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|
|
Apresentação
da proposta aos alunos
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X
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|
Elaboração
do Projeto
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X
|
X
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Apresentação
do Projeto
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X
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Leitura
dos livros e preparação das tarefas extraclasse pelas equipes
|
X
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X
|
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Apresentação
e julgamento das tarefas durante a realização da gincana
|
|
X
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X
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Avaliação
da gincana pelos alunos
|
|
|
X
|
MATERIAL
- Livros (romance, contos, crônicas,
teatro e poemas)
- CDs
- Microssister
- Instrumentos musicais
- Letras de música
- Jornais, revistas
- Lápis de cor, cola, tesoura
- Fita adesiva
- Papel Superbom
- Papel ofício
- Hidrocor
- Pincel atômico
- Roupas e acessórios diversos
- Prêmios (medalhas, sorvetes)
AVALIAÇÃO
A avaliação será processual e contínua, através da
observação direta do avanço do aluno e seu interesse, através de:
- Participação nos trabalhos de grupo;
- Criação e elaboração dos textos;
- Preparação e apresentação das tarefas;
- Organização, pontualidade, disciplina da
equipe e a qualidade dos trabalhos apresentados;
- Adequação da tarefa ao livro escolhido;
- Avaliação escrita da gincana pelas
equipes.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
BASSI, Cristina M. e
LEITE, Márcia. Português: Leitura e
Expressão. 1º grau, 8ª série. São Paulo: Atual, 1996.
GERALDI, João
Wanderlei. O Texto na Sala de Aula. –
3ª ed.- São Paulo: Ática, 2000.
LOPES, Jamiel de
oliveira. Aprendendo a Lidar com o
Adolescente.
ANDRADE, Carlos
Drummond de. A Palavra Mágica:
P.O.E.S.I.A. – 9ª ed. – Rio de Janeiro e São Paulo: Record, 2002.
AZEVEDO, Ricardo. Pobre Corinthiano Careca. São Paulo:
Ática, 1998. (Série Sinal Aberto).
BETO, frei. Alucinado Som de tuba. – 4ª ed. – São
Paulo: Ática, 1994. (Série Sinal Aberto).
BLOCH, Pedro. Dito, O Negrinho da Flauta. 4ª Ed. – São
Paulo: Moderna, 1983. (Coleção Veredas).
BRASIL. Secretaria de
Educação Fundamental. Parâmetros
Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental:
Língua Portuguesa / Secretaria de educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF,
1998.
BRAZ, Júlio Emílio. Pretinha, Eu? . São Paulo: Scipione,
1997. (Série Diálogo).
CARDOSO, Luiz Cláudio. AIDS: E Agora? – 11ª Ed. - São Paulo:
Scipione, 1994. (Série Diálogo).
CARRARO, Adelaide. O estudante. – 30ª Ed. – São Paulo:
Global, 1991.
CARRASCO, Walcyr. A Corrente da Vida. São Paulo: Moderna,
1994. (ColeçãoVeredas).
DAGOSTIM, Martins. Cidade Descalça (Contos). Curitiba:
Arco-Íris, 1982.
FRASCOLLA, Anna. Lendo e Interferindo: 7ª série. São
Paulo: Moderna, 1999.
HETZEL, Graziela
Bozano. Perigosa Descoberta. São
Paulo: FTD, 1993. (Coleção Desafio de Crescer).
LEMINSKI, Paulo. Guerra dentro da Gente. São Paulo:
Scipione, 1993.
LESSA, Orígenes. O Feijão e o Sonho. – 38ª Ed. – São
Paulo: Ática, 1990. (Série Vaga-lume).
MELO, Thiago de. Faz Escuro mas Eu canto. – 15ª Ed. – Rio
de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.
NICOLELIS, Giselda
Laporta. Pássaro contra a Vidraça.
São Paulo: Moderna, 1992. (Coleção Veredas).
_____________________ .
A Mão Tatuada. – 2ª Ed. – São Paulo:
Atual, 1986. (Série Dourada).
PARA GOSTAR DE LER –
vol. 3 (crônicas) – 11ª Ed. – São Paulo: Ática, 1993.
PEREIRA, Sylvio. A Primeira Reportagem. São Paulo: Ática, 1983. (Coleção
Vaga-Lume).
RAMOS, Graciliano. A Terra dos Meninos Pelados. – 16ª Ed. –
Rio de Janeiro: Record, 1993.
_______________. Vol. 8
(Contos). – Ed. Didática. – São Paulo: Ática, 1983. (Coleção para Gostar de
Ler).
SANTANA, Cláudia. Sem Limites para Amar. Jequié-Bahia:
Lelian, 2003.
SHELDEN, Sidney. O Estrangulador. Rio de Janeiro: Record;
São Paulo: Ática (Distribuidor), 1994.
SUASSUNA, Ariano. Auto da Compadecida. (Fragmentos)
TAPAJÓS, Renato. A Infância Acabou. São Paulo: Ática,
1996. (Série Sinal Aberto)
VERSIANI, Ivana. Araponga Meu Amor. – 2ª Ed. – São Paulo:
FTD, 1993. (Coleção Canto Jovem)
VIANA, Vivina de Assis.
O Mundo é para ser voado. – 8ª Ed. –
São Paulo: Scipione, 1994. (Série Diálogo)
VIEIRA, Isabel. E Agora, Mãe?. São Paulo: Moderna, 1991.
(Coleção Veredas)
YAZBECK, Ivan. Em Algum Lugar no Céu. São Paulo: Scipione,
1993. (Série Diálogo)
ANEXOS:
CARTA
AOS PAIS DOS ALUNOS
COLÉGIO
POLIVALENTE EDIVALDO BOAVENTURA
DISCIPLINA:
LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA: MARCELINA A. DIAS
SÉRIE:
7ª - TURNO: VESPERTINO - UNIDADE:
III
Gincana de
Leitura
Ó! Bendito o que
semeia livros...
Livros à mão
cheia...
E manda o povo
pensar!
O livro caindo n’alma
É germe – que faz
a palma,
É chuva – que faz
o mar.
Castro
Alves
Senhores Pais:
A ideia da Gincana de Leitura foi
concebida a partir de uma certa inquietação que me atormentava em relação à
falta de interesse da maioria de meus alunos pela leitura, por desconhecerem o
ato de ler por prazer e com prazer.
A leitura pode ser prazerosa e,
muitas vezes, representa uma forma de lazer. Sabe-se que o lazer é uma
necessidade básica do ser humano, indispensável à saúde tanto física quanto
mental. Não se pode entender lazer dissociado de prazer. “E que prazer gostoso é esse de ler um bom livro! Capaz de levar-nos ao
riso e à tristeza, de tornar-nos íntimos e velhos conhecidos de seus
personagens, de fazer-nos acompanhar gulosos e sedentos seu enredo, de
transportar-nos a outros mundos, de dar vida aos nossos sonhos” (Werner
Zotz ET AL; Livro que te quero livre).
É fundamental que o nosso leitor em
formação leia muito, e sempre mais, mas porque ele
encontrou beleza e emoção no livro. “Quem
lê, pula pra dentro do livro e dentro dele chora, ri, se espanta, vibra, torce,
espera, transformado em uma nova personagem. Ler é viver em uma nova dimensão”
(Luci G. Watanabe). O
papel da escola, então, é permitir que o aluno tome gosto pela leitura e forme
seu senso crítico. O resto fluirá com o tempo. “Lendo pode-se sonhar, ser criativo, encontrar-se consigo mesmo, pensar
sobre o mundo e as coisas” (Lúcia Pimentel Góes).
Se o hábito de ler não
se inicia até os treze anos, as chances de se formar um adulto leitor são
mínimas. No Brasil, onde, por questões históricas, sociais e econômicas, a
leitura sem sempre faz parte do dia-a-dia das famílias, cabe à escola a tarefa
de conquistar os leitores em formação. Pensando
na sistematização do trabalho em sala de aula, por acreditar na necessidade de
um certo acompanhamento da leitura, o que não seria possível dentro de uma
universo tão vasto quanto o de uma biblioteca, adaptei o trabalho sugerido
pelos colegas do referido relato, denominado Gincana de leitura – atividade pedagógica que consiste em colocar
os alunos em contato com uma série de livros, que serão lidos, vivenciados,
experimentados e criticados, em grupo, por meio de atividades variadas e
divertidas que possibilitem a reflexão e a tomada de decisão (imprescindíveis
na formação de qualquer indivíduo).
O sucesso deste trabalho depende também da colaboração de
vocês, pais, de quem solicito a participação no sentido de incentivar o seu
filho, leitor em formação, compartilhando suas leituras. Proponho a vocês o
estabelecimento de um momento reservado à leitura, no qual cada um possa
satisfazer o seu próprio gosto literário, escolhendo o que quer ler. “Meus filhos terão computadores, sim, mas
antes terão livros” (Bill Gates).
Assim, apresento aos alunos a relação de dez livros para
a leitura e realização das tarefas da Gincana, de acordo com o interesse e a
maturidade deles. Estes são de estilos bem variados (prosa, poema, teatro),
possibilitando ao aluno o convívio com histórias românticas, policiais, de
aventura, de ficção científica, de suspense, de humor, de terror, etc.
LISTA
DOS LIVROS
A SEREM TRABALHADOS PELOS ALUNOS
7ª
série “A”
- O
estudante, de Adelaide Carraro (romance)
- E
Agora Mãe?, de Usabel Vieira (romance)
- Pobre
Corinthiano Careca, de Ricardo Azevedo (romance)
- Pretinha,
Eu?, de Júlio Emilio Braz (romance)
- O
Feijão e o Sonho, de Orígenes Lessa (romance)
- A
Terra dos meninos Pelados, de Graciliano Ramos (romance)
- AIDS:
E Agora?, de Luiz Cláudio Cardoso (romance)
- Para
gostar de Ler – vol. 3 (crônicas)
- Auto
da Compadecida, de Ariano Suassuna (teatro)
- A
Palavra Mágica P.O.E.S.I.A, de Carlos Drummond de Andrade (poemas)
7ª
série “B”
- Cidade Descalça, de Martins Dagostim
(romance)
- A Primeira Reportagem, de Sylvio Pereira
(romance)
- O mundo é para ser voado, de Vivina de Assis
Viana (romance)
- Em algum lugar no céu, de Yazbeck
(romance)
- Perigosa descoberta, de Graziela Bozano
Hetzel (romance)
- Araponga meu amor, de Ivana Versiani
(romance)
- A corrente da vida, de Walcyr Carrasco
(romance)
- O estrangulador, de Sidney Sheldon
(romance)
- Auto da compadecida, de Ariano Suassuna
(teatro)
- Faz escuro mas eu canto, de Thiago de Mello
(poemas)
7ª
série “C”
- Guerra dentro da gente, de Paulo
Leminski ( romance)
- Sem limites para amar, de Cláudia
Santana (poemas)
- Auto da compadecida, de Ariano Suassuna
(teatro)
- Pássaro contra a vidraça, de Giselda L.
Nicolelis (romance)
- Dito, o negrinho da flauta, de Pedro
Bloch (romance)
- Para gostar de ler, vol. 8 (contos de
vários autores)
- A mão tatuada, de Giselda Laporta
Nicolelis (romance)
- AIDS: E Agora?, de Luiz Cláudio Cardoso
(romance)
- A infância acabou, de Renato Tapajós
(romance)
- Alucinado som de tuba, de Frei Beto (romance)
REGULAMENTO
- A Gincana de leitura será constituída de
tarefas a serem realizadas e apresentadas pelos grupos nas datas previstas;
- A cada tarefa, foram atribuídos pontos
em um total previamente estipulado;
- A organização, a pontualidade, a
disciplina do grupo e a qualidade dos trabalhos apresentados determinarão maior
ou menor pontuação, chegando até a anulação da tarefa;
- Cada trabalho deverá ser feito com um
livro diferente, escolhido entre os indicados pelo professor (algumas tarefas podem
exigir livros específicos);
- Após a apresentação dos trabalhos, o
professor elegerá o melhor trabalho da sala e este grupo recebia mais dez
pontos;
- Cada membro da equipe é diretamente
responsável pelo sucesso do seu grupo, ficando a mais para o líder, somente a tarefa
de coordenar os trabalhos;
- Cada equipe escolherá uma cor para
identificá-la e, nos dias determinados para as apresentações dos trabalhos,
seus componentes deverão usar crachás da cor escolhida;
- Cabe ao professor dar às equipes maiores
informações sobre cada tarefa a ser realizada, bem como julgar o cumprimento de
cada uma.
TAREFAS
1. Desfilando...
Organizar
um desfile das personagens de um dos livros, caracterizadas de forma a serem facilmente
identificadas.
Observação:
Um dos membros
da equipe deverá apresentar o desfile, falando do papel de cada personagem na
história, com fundo musical.
Data:
___/___/__ Valor: 100 pontos Duração máxima: 10 min
Variação:
Dramatizar
um outro final para a história, criado pelo grupo, ou uma cena acrescentando um
elemento novo.
2. Divulgando...
Escolher
um livro para ser alvo de uma campanha publicitária. Elaborar um outdoor divulgando-o. Selecionar para
isto lições que se possam depreender da história.
Observação:
o outdoor deverá ser feito em
papel-metro com 1,00mX0,70m.
Data:
__ /___/___ Valor: 100 pontos Duração máxima: 10 min
3. Julgando...
Escolher
um livro que apresente uma personagem polêmica e organizar um júri. Selecionar
um membro da equipe para ser o juiz, outro para ser o advogado de defesa, outro
para ser o promotor. Os demais formarão o corpo de jurados. As teses defendidas
devem ser baseadas em fatos da história.
Data:
___/___/___ Valor: 100 pontos Duração máxima: 10 min
4. Escrevendo...
Escrever
uma carta para o autor de um dos livros da lista, falando sobre o livro,
questionando as personagens, suas atitudes, pedindo informações sobre a vida
dele e contando da Gincana de leitura.
Data:
___/___/___ Valor: 100 pontos Duração máxima: 10 min
Variação:
Escrever
uma carta para uma das personagens, questionando uma de suas atitudes ou sua
maneira de ser e simular uma resposta. Para isso. Dividir a equipe em dois
grupos, para que cada um se responsabilize por uma das cartas, dando mais
realismo à tarefa.
5. Entrevistando...
Escolher
um livro que tenha uma personagem bem interessante e entrevistá-la, usando o
conteúdo da história nas perguntas e respostas. Dramatizar a entrevista.
Observação:
Um dos membros será a personagem escolhida e os outros deverão participar
fazendo as perguntas.
Data:
___/___/____ Valor: 100 pontos Duração máxima: 10 min
Variação:
Entrevistar
o autor, ao vivo, se possível, ou de forma simulada, baseando-se nas
informações que o livro trouxe sobre ele.
6. Recriando...
Escolher
um dos livros para transformar em história
em quadrinhos, procurando destacar os aspectos mais importantes, aqueles
que merecem maior reflexão.
Data:
___/___/___ Valor: 100 pontos Duração máxima: 10 min
Variação:
Apresentar,
numa folha de cartolina ou similar, uma colagem (ou desenho, ou pintura...) que
recrie trechos decisivos da história.
7. Cantando...
Escolher
uma música bem conhecida e fazer uma paródia,
recontando a história de um dos livros da lista.
Observação:
A
equipe toda deverá participar da apresentação e provocar a participação de toda
a turma, distribuindo cópias do texto criado.
Data:
___/___/____ Valor: 100 pontos Duração máxima: 10 min
Variação:
Escrever
a história em forma de cordel e apresentar.
8. Noticiando...
Fazer
a primeira página de um jornal,
contendo manchetes, textos, ilustrações sobre fatos que compõem a história de
um dos livros.
Observação:
As
informações necessárias para a elaboração dessa tarefa serão dadas pelo
professor durante a aula.
Data:
___/___/___ Valor: 100 pontos Duração máxima: 10 min
9. Musicando...
Selecionar
músicas de sucesso que tenham letras relacionadas a momentos da história de um
dos livros da lista e apresentar uma
trilha musical para retratar essa história.
Data:
___/___/____ Valor: 100 pontos Duração máxima: 10 min
10. Dançando...
Recontar
a história de um dos livros através de uma coreografia. Para isso, escolher
músicas instrumentais que tenham afinidade com o tema do livro escolhido e
ressaltar, em cada um dos participantes, a característica mais marcante da
personagem representada.
Data:
___/___/____ Valor: 100 pontos Duração máxima: 10 min
OBSERVAÇÃO:
Ao lado dessas tarefas, que têm como objetivo a recriação dos textos, podem-se
realizar outras, lúdicas, que se baseiem no conteúdo dos livros.
COMO
REALIZAR A GINCANA
- Escolher
dez livros que estejam de acordo com o interesse dos alunos e relacioná-los.
Devem ser de estilos bem variados (prosa, poema, teatro), possibilitando ao
aluno o convívio com histórias românticas, policiais, de aventura, de ficção
científica, de suspense, de humor, etc.
- Organizar
e distribuir um livreto informativo que contenha:
- Mensagem de valorização da leitura;
- Carta às famílias, justificando o
trabalho e solicitando a sua colaboração;
- Lista dos livros a serem trabalhados;
- Regulamento;
- Tarefas.
- Ler
o livreto informativo com a classe e prestar os esclarecimentos necessários.
- Apresentar,
com entusiasmo, os livros a serem trabalhados, de forma a criar expectativas.
- Dividir
a turma em grupos, de preferência quatro, para que seja possível a apresentação
das tarefas em apenas uma aula. Pensando em aulas de cinqüenta minutos,
sugere-se que esse tempo seja distribuído da seguinte maneira: cinco minutos
para a arrumação da sala, dez minutos para a apresentação de cada equipe, em
uma ordem previamente estabelecida através de sorteio, e os minutos finais para
a avaliação do melhor trabalho e conseqüente pontuação.
- Combinar
datas para a apresentação dos trabalhos de acordo com a conveniência de cada
turma.
- Orientar
cada grupo para que eleja um líder, que se encarregará de prepara a ficha de
inscrição e escolher a cor que identificará o seu grupo. A Gincana de leitura
deve se estender por um período de cinco ou seis semanas. Aconselha-se que, em
cada etapa, sejam realizadas duas tarefas: uma de apresentação de trabalhos
feitos fora da sala de aula (cartazes, murais, etc.) e outra de trabalhos
executados durante a aula (dramatizações, desfile de personagens, etc.).
- Realizadas
as tarefas, é importante que a equipe que conseguir maior número de pontos seja
premiada. Sugere-se a entrega de medalhas e/ou um
evento que tenha compromisso apenas com lazer, reforçando, assim, a associação
prazer/leitura.
CRITÉRIOS
PARA A AVALIAÇÃO DAS TAREFAS
·
CRIATIVIDADE ( 0 a 20)
·
ORIGINALIDADE ( 0 a 20)
·
DURAÇÃO ( 0 a 20)
·
PONTUALIDADE ( 0 a 20)
·
ORGANIZAÇÃO ( 0 a 20)
TOTAL DE PONTOS DE CADA
GRUPO:_______________
RESULTADO FINAL:_______________________________
COLOCAÇÃO:____________________________________
AVALIAÇÃO
DA GINCANA PELOS ALUNOS
“A prática
precisa de avaliação como os peixes precisam da água e a lavoura da chuva.”
(Paulo Freire)
Avalie a Gincana de Leitura realizada, assinalando
um dos conceitos de cada item abaixo:
1. A
Gincana de Leitura foi:
(
) Regular ( ) Boa ( ) Ótima
2. Os
livros relacionados para a leitura e apresentação das tarefas foram:
(
) Regulares ( ) Bons (
) Ótimos
3. As
tarefas indicadas para a apresentação das leituras foram:
(
) Regulares ( ) Boas (
) Ótimas
4. A
orientação dada pela professora para a preparação e apresentação das tarefas
foi:
(
) Regular ( ) Boa ( ) Ótima
5. Os
critérios para a avaliação das tarefas da gincana foram:
(
) Regulares ( ) Bons (
) ótimos
6. A
atuação dos componentes de sua equipe na preparação e apresentação das tarefas
foi:
(
) Regular ( ) Boa ( ) Ótima
OBSERVAÇÕES:
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SUGESTÕES:
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