sexta-feira, 29 de março de 2013

MINIPROJETO: VIAJANDO COM A LEITURA E A ESCRITA



MINIPROJETO: VIAJANDO COM A LEITURA 
E A ESCRITA 

Profª Marcelina Almeida Dias
 

1. Nome do Projeto: Viajando com a leitura e a escrita


2. Eixos Norteadores: Leitura e escrita

3. Justificativa:


A leitura e a escrita são hoje um dos maiores desafios das escolas, visto que quando estimulada de forma criativa, possibilita a redescoberta do prazer de ler, a utilização da escrita em contextos sociais e a inserção do aluno no mundo letrado.

Pensando nesse contexto, o Projeto “Viajando com a leitura e a escrita” torna-se necessário e viável, pois pretende fomentar a leitura, a interpretação e a produção por meio dos diversos gêneros textuais.

Com uma proposta de trabalho interdisciplinar com as outras disciplinas, o projeto busca reunir escola e comunidade local em atividades de pesquisa e informações que contribuam para o resgate da história da comunidade, tornando o aluno a mola mestra do processo ensino aprendizagem.


4. Objetivo Geral:



Promover o aperfeiçoamento das habilidades de leitura e escrita, possibilitando aos alunos o contato e o conhecimento dos vários tipos de textos nas mais variadas modalidades da língua escrita e falada, contribuindo para a superação ou minimização das dificuldades de leitura e produção escrita .


5. Objetivos específicos:

  • Possibilitar o aperfeiçoamento da habilidade de leitura;
  • Favorecer o enriquecimento do universo vocabular , através do contato com os mais variados tipos de textos;
  •  Favorecer a construção de conceitos e regras gramaticais;
  • Aperfeiçoar a produção textual no que se refere a paragrafação, seqüência lógica das idéias, coerência e coesão;
  •  Desenvolver a habilidade de escrita de textos narrativos, descritivos e dissertativos;
  • Desenvolver a habilidade de interpretação e compreensão textual.

6. Propostas de atividades pedagógicas estimuladoras de 
    leitura:

  • Todos os dias, o professor prepara e executa perante os alunos a leitura expressiva de uma história curta; ou outro tipo de texto;
  • Fazer sempre o treino de leitura com a turma de um texto curto e interessante;
  • Combinar com a classe um dia e hora de ouvir e contar histórias;
  • Pedir a leitura de um mesmo livro por bimestre para toda a classe ou de um livro para cada grupo de alunos;
  • Incentivar a livre escolha de um livro da biblioteca da escola para ler em casa;
  • Solicitar que o aluno, na segunda feira, faça o registro de um acontecimento do seu bairro ou rua e depois o leia para a classe;
  • Avaliar constantemente, observando e registrando todas as reações dos alunos em relação aos textos lidos.

 6.1. Modalidades de leituras a serem trabalhados:
  • Leitura silenciosa;
  • Leitura oral (individual e coletiva);
  •  Leitura oral individual: o aluno lê para o professor ou para a turma (quem ouve faz a sua avaliação
  •  Leitura oral coletiva: simultânea; um aluno lê e os outros seguem no livro ou texto; um aluno lê e os outros apenas ouvem;

6.2.Tipos de leitura a serem trabalhados:

  • A leitura intensiva: silenciosa ou oral de um pequeno trecho e o estudo das suas particularidades (vocabulário, estilo e gramática).
  • Leitura extensiva: leitura de um texto bastante longo feita em classe ou em casa, no final avalia-se com poucas perguntas;
  • Leitura suplementar: é leitura de um livro inteirinho com o objetivo apenas de compreensão e, naturalmente, da fruição completa.


7. Recursos:

  • Portadores dos mais variados tipos de textos;
  • Textos dos mais variados gêneros.


8. Avaliação:

Será contínua e processual, observando-se a participação, interesse e progresso demonstrados pelos alunos no decorrer das atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário