MINIPROJETO: VIAJANDO COM A LEITURA
E A ESCRITA
Profª Marcelina Almeida Dias
1. Nome do Projeto: Viajando com a leitura e a escrita
2. Eixos Norteadores: Leitura e escrita
3. Justificativa:
A leitura e a escrita são hoje um dos maiores
desafios das escolas, visto que quando estimulada de forma criativa,
possibilita a redescoberta do prazer de ler, a utilização da escrita em
contextos sociais e a inserção do aluno no mundo letrado.
Pensando nesse contexto, o Projeto “Viajando com a
leitura e a escrita” torna-se necessário e viável, pois pretende fomentar a
leitura, a interpretação e a produção por meio dos diversos gêneros textuais.
Com uma proposta de trabalho interdisciplinar com
as outras disciplinas, o projeto busca reunir escola e comunidade local em
atividades de pesquisa e informações que contribuam para o resgate da história
da comunidade, tornando o aluno a mola mestra do processo ensino aprendizagem.
4. Objetivo Geral:
Promover o aperfeiçoamento das habilidades de leitura
e escrita, possibilitando aos alunos o contato e o conhecimento dos vários
tipos de textos nas mais variadas modalidades da língua escrita e falada,
contribuindo para a superação ou minimização das dificuldades de leitura e
produção escrita .
5. Objetivos específicos:
- Possibilitar o aperfeiçoamento da habilidade de leitura;
- Favorecer o enriquecimento do universo vocabular , através do contato com os mais variados tipos de textos;
- Favorecer a construção de conceitos e regras gramaticais;
- Aperfeiçoar a produção textual no que se refere a paragrafação, seqüência lógica das idéias, coerência e coesão;
- Desenvolver a habilidade de escrita de textos narrativos, descritivos e dissertativos;
- Desenvolver a habilidade de interpretação e compreensão textual.
6. Propostas de atividades pedagógicas
estimuladoras de
leitura:
- Todos os dias, o professor prepara e executa perante os alunos a leitura expressiva de uma história curta; ou outro tipo de texto;
- Fazer sempre o treino de leitura com a turma de um texto curto e interessante;
- Combinar com a classe um dia e hora de ouvir e contar histórias;
- Pedir a leitura de um mesmo livro por bimestre para toda a classe ou de um livro para cada grupo de alunos;
- Incentivar a livre escolha de um livro da biblioteca da escola para ler em casa;
- Solicitar que o aluno, na segunda feira, faça o registro de um acontecimento do seu bairro ou rua e depois o leia para a classe;
- Avaliar constantemente, observando e registrando todas as reações dos alunos em relação aos textos lidos.
6.1. Modalidades de leituras a serem trabalhados:
- Leitura silenciosa;
- Leitura oral (individual e coletiva);
- Leitura oral individual: o aluno lê para o professor ou para a turma (quem ouve faz a sua avaliação
- Leitura oral coletiva: simultânea; um aluno lê e os outros seguem no livro ou texto; um aluno lê e os outros apenas ouvem;
6.2.Tipos de leitura a serem trabalhados:
- A leitura intensiva: silenciosa ou oral de um pequeno trecho e o estudo das suas particularidades (vocabulário, estilo e gramática).
- Leitura extensiva: leitura de um texto bastante longo feita em classe ou em casa, no final avalia-se com poucas perguntas;
- Leitura suplementar: é leitura de um livro inteirinho com o objetivo apenas de compreensão e, naturalmente, da fruição completa.
7. Recursos:
- Portadores dos mais variados tipos de textos;
- Textos dos mais variados gêneros.
8. Avaliação:
Será
contínua e processual, observando-se a participação, interesse e progresso
demonstrados pelos alunos no decorrer das atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário