sábado, 30 de março de 2013

MINIPROJETO: SENSIBILIZAÇÃO ATRAVÉS DA MÚSICA



Miniprojeto: SENSIBILIZAÇÃO ATRAVÉS DA MÚSICA

A música "cura" a alma do ser humano,
aumentando a autoestima e trabalhando a sensibilidade.

Profª Marcelina Almeida Dias

Local de realização: Colégio Polivalente Edivaldo Boaventura, Jequié, BA.
Componentes curriculares: Literatura, Português, Artes e Sociologia
Público: Alunos da 1ª Série do Ensino Médio
Duração: Um semestre

Objetivo geral:
  • Oportunizar experiências artísticas, culturais e propiciar uma dimensão crítica e contextualizada, visando ao desenvolvimento da sensibilização, através da música e de suas modalidades.
Objetivos específicos:
  • Desenvolver  e valorizar a arte musical como importante para a sensibilização e a aprendizagem dos valores éticos, morais e estéticos;
  • Mostrar a influência da música na sensibilização de nossa cultura, visando ao crescimento, a mudanças e opções criativas para aprimorar a vida de todos;
  • Reconhecer a música e as expressões da arte como direito e dever, numa formação orientada para a cidadania;
  • Despertar a autoestima buscando, dentro de sua cultura, a sensibilização, por meio das modalidades musicais: canto, composição (poemas e versos) e instrumentalização.
  • Proporcionar integração social através dos diversos tipos de modalidade da música.
PROBLEMATIZAÇÃO:
  • Quais são as preferências musicais de nossos alunos?
  • Quais as contribuições do trabalho com música para a sensibilização dos alunos na escola e na sala de aula?
  • De que forma a escola poderia estar trabalhando a música e a sensibilização nas salas de aula de modo a contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem escolar,musical e desenvolvimento integral dos alunos?
Justificativa:
     No livro O Tao da Música, Jonh M. Ortiz evidencia que  música pode evocar lembranças, referências efetivas e tem o poder terapêutico. Com a música podemos explorar os aspectos emocionais da vida como equilíbrio e criatividade, harmonia de nossas vidas e podemos alcançar mais o ser em vez de ter.
      Trabalhar a música - que é de interesse da maioria dos alunos - vai ao encontro das satisfações em busca de melhora na autoestima,mudança no comportamento, aprendizagem das demais disciplinas do currículo, conservação do ambiente escolar, reflexões críticas (comparações das composições musicais de duplo sentido, que não são educativas e não trazem mensagens para o sentido da vida), respeito mútuo, diálogos e princípios éticos e morais.

Etapas:

1.     Pesquisa de informação sobre o gosto pelas manisfestações artísticas da turma e tabulação dos dados, representando a análise através de gráficos.
2.     Divisão das equipes, através das diferentes manifestações identificads.
3.     Pesquisas de músicas e trilhas sonoras de filmes de diversos estilos, de acordo com o tema de cada grupo.
4.     Apresentação dasmúsicas - cada grupo apresenta duas músicas de estilos diferentes. Pode cantar, interpretar fazendo comparações entre as composições analisadas. Pode relacionar a mensagem da música com a realidade social, política, econômica e religiosa local, regional e nacional.
5.     Confecção de instrumentos utilizando materiais reciclados.
6.     Ensaios da peça teatral e musical, reunindo a diversidade cultural estudada.
7.     Apresentação do musical e da peça teatral na noite cultural da escola.

Sugestões de músicas para a apresentação dos alunos:
  • Coração de Estudante, de Milton Nascimento
  • É preciso saber viver, de Titãs
  • Vamos construir, de Sandy & Júnior
  • Pacato cidadão, de Skank
  • A paz, de Gilberto Gil
  • O amanhã, de Simone
  • Poema, de Beto Guedes e Ronaldo bastos
  • Preciso do seu amor, de KLB
  • Tchutchuca, Só as cachorras, de Bonde do Tigrão
  • A minha alma, de Rappa
  • Seja mais você, do Grupo Raça
  • Primavera, Quatro estações, de Vivaldi
  • Geni, de Chico Buarque
  • Suíte nº 3, Ária na Quarta Corda, de Bach
  • Piano Concerto nº 23, Allegro com Espírito, de Mozart
  • Masculino e Feminino, de Pepeu Gomes
  • Lago dos Cisnes, Prelúdio nº 2, de Tchaikovsky
  • Ave Maria, de Charles Gounod
*Abrir sugestões aos participantes do projeto.
Resultados esperados:

Com o andamento do miniprojeto, espera-se que haja melhoria em relação à maior participação durante as aulas das diversas disciplinas, na relação entre professor x alunos e entre aluno x aluno, mais respeito e, principalmente, efetiva colaboração e participação nas atividades culturais da escola. Também se espera que haja um maior interesse pelo tema sensibilizar musicalizando, constatação que deverá ser observada no conselho de classe do 1º semestre e na culminância do Miniprojeto com a realização de um evento cultural para explanação de apresentações construídas durante o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário