Miniprojeto: SENSIBILIZAÇÃO
ATRAVÉS DA MÚSICA
A música "cura" a alma
do ser humano,
aumentando a autoestima e trabalhando
a sensibilidade.
Profª Marcelina Almeida Dias
Local de realização: Colégio Polivalente Edivaldo
Boaventura, Jequié, BA.
Componentes
curriculares: Literatura, Português, Artes e Sociologia
Público: Alunos da 1ª Série do Ensino
Médio
Duração: Um semestre
Objetivo
geral:
- Oportunizar experiências artísticas, culturais e propiciar uma dimensão crítica e contextualizada, visando ao desenvolvimento da sensibilização, através da música e de suas modalidades.
Objetivos
específicos:
- Desenvolver e valorizar a arte musical como importante para a sensibilização e a aprendizagem dos valores éticos, morais e estéticos;
- Mostrar a influência da música na sensibilização de nossa cultura, visando ao crescimento, a mudanças e opções criativas para aprimorar a vida de todos;
- Reconhecer a música e as expressões da arte como direito e dever, numa formação orientada para a cidadania;
- Despertar a autoestima buscando, dentro de sua cultura, a sensibilização, por meio das modalidades musicais: canto, composição (poemas e versos) e instrumentalização.
- Proporcionar integração social através dos diversos tipos de modalidade da música.
PROBLEMATIZAÇÃO:
- Quais são as preferências musicais de nossos alunos?
- Quais as contribuições do trabalho com música para a sensibilização dos alunos na escola e na sala de aula?
- De que forma a escola poderia estar trabalhando a música e a sensibilização nas salas de aula de modo a contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem escolar,musical e desenvolvimento integral dos alunos?
Justificativa:
No livro O Tao da Música, Jonh M. Ortiz evidencia
que música pode evocar lembranças, referências efetivas e tem o poder
terapêutico. Com a música podemos explorar os aspectos emocionais da vida como
equilíbrio e criatividade, harmonia de nossas vidas e podemos alcançar mais o ser
em vez de ter.
Trabalhar a música - que é de interesse da maioria
dos alunos - vai ao encontro das satisfações em busca de melhora na
autoestima,mudança no comportamento, aprendizagem das demais disciplinas do
currículo, conservação do ambiente escolar, reflexões críticas (comparações das
composições musicais de duplo sentido, que não são educativas e não trazem
mensagens para o sentido da vida), respeito mútuo, diálogos e princípios éticos
e morais.
Etapas:
1. Pesquisa de informação sobre o
gosto pelas manisfestações artísticas da turma e tabulação dos dados,
representando a análise através de gráficos.
2. Divisão das equipes, através das
diferentes manifestações identificads.
3. Pesquisas de músicas e trilhas
sonoras de filmes de diversos estilos, de acordo com o tema de cada grupo.
4. Apresentação dasmúsicas - cada
grupo apresenta duas músicas de estilos diferentes. Pode cantar, interpretar
fazendo comparações entre as composições analisadas. Pode relacionar a mensagem
da música com a realidade social, política, econômica e religiosa local,
regional e nacional.
5. Confecção de instrumentos
utilizando materiais reciclados.
6. Ensaios da peça teatral e
musical, reunindo a diversidade cultural estudada.
7. Apresentação do musical e da peça
teatral na noite cultural da escola.
Sugestões de músicas para a apresentação dos
alunos:
- Coração de Estudante, de Milton Nascimento
- É preciso saber viver, de Titãs
- Vamos construir, de Sandy & Júnior
- Pacato cidadão, de Skank
- A paz, de Gilberto Gil
- O amanhã, de Simone
- Poema, de Beto Guedes e Ronaldo bastos
- Preciso do seu amor, de KLB
- Tchutchuca, Só as cachorras, de Bonde do Tigrão
- A minha alma, de Rappa
- Seja mais você, do Grupo Raça
- Primavera, Quatro estações, de Vivaldi
- Geni, de Chico Buarque
- Suíte nº 3, Ária na Quarta Corda, de Bach
- Piano Concerto nº 23, Allegro com Espírito, de Mozart
- Masculino e Feminino, de Pepeu Gomes
- Lago dos Cisnes, Prelúdio nº 2, de Tchaikovsky
- Ave Maria, de Charles Gounod
Resultados esperados:
Com o andamento do miniprojeto, espera-se
que haja melhoria em relação à maior participação durante as aulas das diversas
disciplinas, na relação entre professor x alunos e entre aluno x aluno, mais
respeito e, principalmente, efetiva colaboração e participação nas atividades
culturais da escola. Também se espera que haja um maior interesse pelo tema
sensibilizar musicalizando, constatação que deverá ser observada no conselho de
classe do 1º semestre e na culminância do Miniprojeto com a realização de um evento cultural para explanação de apresentações construídas durante o projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário