"Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais..."
(Rubens Alves)
Há
mais de 2.000 anos, o conhecimento era transmitido por via oral, usava-se
também a escrita manual como instrumento de registro e divulgação dos
conhecimentos. Depois que Gutenberg inventou a imprensa, o mundo deu um salto
tecnológico admirável, isto porque o conhecimento passou a ser difundido
através do instrumento tecnológico chamado “Livro” com todas as vantagens que
os outros meios não possuíam. Mas, nem por isso, a oralidade e a caligrafia
deixaram de ser praticadas. O livro tem seu espaço como instrumento pedagógico
e jamais será depreciado pelas novas tecnologias. No entanto, é necessário sabermos
como utilizá-lo e tirar o maior proveito do que nele se encontra registrado.
Até pouco tempo atrás, existiam as máquinas de escrever e calcular mecânicas,
mas no meado do século XX surgiu o computador que assombrou o mundo com sua
“rapidez” de processamento, porém poucos tinham acesso.
Hoje
o computador tornou-se instrumento obrigatório em todas as áreas de
conhecimento e o mundo vive em função dele. A internet faz parte da vida de
todos nós, por este motivo as escolas não podem se omitir em colocar as TIC’s
em prática nas suas salas de aula. A maioria das escolas públicas não terá como
manter seus alunos informados e atualizados se não for por esse caminho. As
empresas e o mercado de trabalho atual estão totalmente informatizados, a
internet é a essencial a eles. No futuro as tecnologias atuais se tornarão
obsoletas, porém teremos condições de acompanhar as evoluções tecnológicas
vindouras, pois adquirimos habilidades e competências para lidar com essas
novas tecnologias.
Este
é um desafio que teremos de enfrentar, pois não só os alunos estarão
aprendendo, como nós professores também. Os vídeos Na sala de aula e Os novos
espaços de atuação do educador com as tecnologias, de José Manuel Moran,
vêm contribuir muito para o uso das TIC’s na sala de aula. Estas obras trazem
informações úteis para os professores sobre a forma adequada de utilização do
vídeo na sala de aula, com técnicas de leitura, análise, melhor aproveitamento
destes recursos e novos ambientes de ensino com uma metodologia diferenciada para
estimular o interesse dos alunos, aprimorando, deste modo, a prática
pedagógica.
Desejamos...
"Uma escola que não tenha medo de dialogar com os meios de comunicação. Uma escola sem medo de conviver com eles, chegando até, risonhamente, dizer: vem cá televisão, me ajuda a ensinar, me ajuda a aprender!" (Paulo Freire)
"Uma escola que não tenha medo de dialogar com os meios de comunicação. Uma escola sem medo de conviver com eles, chegando até, risonhamente, dizer: vem cá televisão, me ajuda a ensinar, me ajuda a aprender!" (Paulo Freire)
Nenhum comentário:
Postar um comentário