segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A Escola, as Tecnologias e a Internet

"Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais..."
(Rubens Alves)

Há mais de 2.000 anos, o conhecimento era transmitido por via oral, usava-se também a escrita manual como instrumento de registro e divulgação dos conhecimentos. Depois que Gutenberg inventou a imprensa, o mundo deu um salto tecnológico admirável, isto porque o conhecimento passou a ser difundido através do instrumento tecnológico chamado “Livro” com todas as vantagens que os outros meios não possuíam. Mas, nem por isso, a oralidade e a caligrafia deixaram de ser praticadas. O livro tem seu espaço como instrumento pedagógico e jamais será depreciado pelas novas tecnologias. No entanto, é necessário sabermos como utilizá-lo e tirar o maior proveito do que nele se encontra registrado. Até pouco tempo atrás, existiam as máquinas de escrever e calcular mecânicas, mas no meado do século XX surgiu o computador que assombrou o mundo com sua “rapidez” de processamento, porém poucos tinham acesso.
Hoje o computador tornou-se instrumento obrigatório em todas as áreas de conhecimento e o mundo vive em função dele. A internet faz parte da vida de todos nós, por este motivo as escolas não podem se omitir em colocar as TIC’s em prática nas suas salas de aula. A maioria das escolas públicas não terá como manter seus alunos informados e atualizados se não for por esse caminho. As empresas e o mercado de trabalho atual estão totalmente informatizados, a internet é a essencial a eles. No futuro as tecnologias atuais se tornarão obsoletas, porém teremos condições de acompanhar as evoluções tecnológicas vindouras, pois adquirimos habilidades e competências para lidar com essas novas tecnologias.
Este é um desafio que teremos de enfrentar, pois não só os alunos estarão aprendendo, como nós professores também. Os vídeos Na sala de aula e Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias, de José Manuel Moran, vêm contribuir muito para o uso das TIC’s na sala de aula. Estas obras trazem informações úteis para os professores sobre a forma adequada de utilização do vídeo na sala de aula, com técnicas de leitura, análise, melhor aproveitamento destes recursos e novos ambientes de ensino com uma metodologia diferenciada para estimular o interesse dos alunos, aprimorando, deste modo, a prática pedagógica.

Desejamos...

"Uma escola que não tenha medo de dialogar com os meios de comunicação. Uma escola sem medo de conviver com eles, chegando até, risonhamente, dizer: vem cá televisão, me ajuda a ensinar, me ajuda a aprender!"   (Paulo Freire)


Nenhum comentário:

Postar um comentário