COLÉGIO POLIVALENTE EDIVALDO
BOAVENTURA
|
Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA Educador: MARCELINA ALMEIDA DIAS
|
Atividade: PORTFÓLIO
VIRTUAL
|
“Portfólio, uma coleção dos trabalhos realizados pelo
aluno, que permite acompanhar o seu desenvolvimento. Permite ainda analisar,
avaliar, executar e apresentar produções resultantes das atividades
desenvolvidas num determinado do período.” (fonte: retirado daqui)
http://deixadenerdice.com/2011/03/03/design-para-todos-portfolio-voce-ja-tem-o-seu/ www.blogspot.com
http://fazerblogs.com/como-criar-um-blog-blogspot/
1. APRESENTAÇÃO
O documento “Projeto
Pedagógico – Marco
Referencial” (Documentos da Rede – 01), especificamente o título
III – Marco Operativo:
Princípios Psicopedagógicos, §28, item B (p.15) aponta que
as ações pedagógicas devem ser cuidadosamente planejadas quanto
ao conteúdo e a forma,
de tal maneira
que professor e alunos compartilhem parcelas sempre
maiores de significados
em relação
aos conteúdos do currículo
escolar, entendendo-se que nesse processo professor e alunos
trocam experiências e conhecimentos, enfim,
aprendem e ensinam ao mesmo tempo. Nesta relação,
o papel do professor é o
de orientador das ações
e de catalisador do conhecimento
produzido.
Isto posto, apresentamos
a proposta de construção do PORTFÓLIO VIRTUAL como instrumento de
acompanhamento e avaliação de desempenho dos alunos na disciplina de Língua
Portuguesa e Literatura, e também como estratégia para o cumprimento dos eixos
pedagógicos da RSE: aprender a aprender e aprender a fazer.
2.
JUSTIFICATIVA: Por que o Portfólio Virtual?
De acordo com a
Professora Maria de Lurdes Santos Gonçalves, da Universidade de Aveiro,
Portugal:
O uso de portfólios de
aprendizagem dá relevância e visibilidade ao processo formativo de aquisição,
treino e desenvolvimento de competências.
O seu caráter
compreensivo, de registro longitudinal, permite detectar dificuldades e agir em
tempo útil, ajudando o aluno a melhorar.
Possibilita a compreensão
tanto da complexidade, como das dinâmicas de flutuação do crescimento do saber
pessoal.
Valoriza e fomenta a reflexão sobre
aprendizagem, o que conduz ao desenvolvimento da meta-cognição e ao
aprofundamento do autoconhecimento
Reflete também a identidade de cada aluno, de cada
professor, em cada contexto, enquanto construtores do seu desenvolvimento ao
longo da vida. Permite uma verdadeira avaliação contínua. (http://portfolio.alfarod.net/)
Em outras palavras, o
Portfólio é um instrumento eficiente na aferição da aprendizagem que promove
também uma interação afetiva entre professor e aluno, contribuindo para elevar
a auto-estima de ambos diante dos resultados positivos alcançados.
Tradicionalmente, o
portfólio é “descrito como uma coleção organizada e planeada de trabalhos
produzidos pelo(s) aluno(s), ao longo de um determinado período de tempo,
de forma a poder proporcionar uma visão alargada e detalhada da aprendizagem” (Santos, Aveiro
– Portugal). Geralmente,
é apresentado em pasta seriada, em ordem cronológica e sequencial dos
conteúdos, em conformidade com o plano de estudos e objetivos propostos.
Entretanto,
esta é uma atividade que os alunos consideram desprazerosa, pois lhes exige
tempo e dedicação aos estudos que têm como concorrentes imbatíveis os apelos
mais atrativos da televisão e do computador.
A
idéia do Portfólio Virtual não propõe apenas uma inovação tecnológica e moderna
quanto ao formato, visa aprimorar a essência mesma do conhecimento. Trata-se de
aplicar a tecnologia dos computadores e da internet na busca da informação e do
conhecimento em extensão e profundidade. É, também, uma forma de qualificar o
tempo que o aluno passa no computador em atividades estéreis e, na maioria das
vezes, deletérias.
Enfim,
trata-se de unir o útil ao agradável, transformando as redes sociais da
Internet em “pátios virtuais”.
3.
OBJETIVOS
3. 1 – Objetivo Geral:
- Ressignificar o uso do computador e suas ferramentas como “pátio, enquanto espaço simbólico de convivência e de vivência da alegria, que representa o lúdico” (pátio virtual)
3.2 –
Objetivos Específicos:
- Desenvolver hábitos de estudo e pesquisa,
- Promover o protagonismo e a autonomia do aluno, como sujeito do processo de ensino e aprendizagem, construtor de si mesmo.
4.
PÚBLICO-ALVO
- Alunos do 1º ano – EM
5.
ESPAÇOS, RECURSOS, ESTRATÉGIAS:
- Sala de aula
- Multimídia
- Laboratório de Informática
- Trabalhos cooperativos
- Projetos temáticos interdisciplinares
- Fontes diversas: bibliografias específicas, jornalísticas, literárias, filmografias e iconográficas.
6.
INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PORTFÓLIO VIRTUAL:
COLÉGIO POLIVALENTE EDIVALDO
BOAVENTURA
|
Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA Educador: MARCELINA ALMEIDA DIAS
|
Atividade: INSTRUÇÕES PARA
ELABORAÇÃO DE PORTFÓLIO VIRTUAL
|
Caro(a)
aluno(a),
Este ano, você
fará um PORTFÓLIO VIRTUAL contendo relatórios, resumos e pesquisas sobre todos
os assuntos trabalhados em cada aula. Portanto, você terá atividades para casa
em todas as aulas de Língua Portuguesa e Literatura. Para fazer o seu
PORTFOLIO, siga as instruções abaixo.
1) PARA QUE SERVE UM POTFÓLIO - o portfólio é uma estratégia
que facilita a
aprendizagem e permite a avaliação da mesma. Ele serve para o aluno demonstrar
o que e como está aprendendo na sala de aula, produzindo sínteses (resumos,
resenhas, relatórios) daquilo que ele estudou durante as aulas e em casa.
Assim, no final do ano, o aluno terá um excelente material de estudo com todo o
conteúdo, produzido por ele mesmo, e que pode ser útil para si e para outras
pessoas, por muito tempo (como um álbum de família, ou um diário pessoal)
2) O QUE É UM
PORTFÓLIO VIRTUAL – É uma página virtual (blog) onde será postado todo o material produzido pelo estudante, em
ordem cronológica (de acordo com as datas das aulas e os temas trabalhados,
como um diário de classe).
3) O PORTFÓLIO
VIRTUAL poderá ser feito:
- Individualmente;
- Em duplas;
- Em trios.
Observações: No caso de duplas e trios
1.
cada componente poderá postar seu material individualmente.
2.
o blog será administrado pelo “Anjo” da dupla ou trio.
4) COMO FAZER O
PORTFÓLIO – fazer um PORTFÓLIO VIRTUAL de Língua Portuguesa e Literatura pode
ser tão interessante e divertido quanto produzir um álbum de fotografias em
porta-retrato eletrônico, um vídeo ou colecionar qualquer coisa em arquivos
virtuais. Por isto siga as “dicas” abaixo:
- 1º - Não falte às aulas; caso tenha que faltar peça ao seu Anjo ou Protegido para lhe repassar o assunto da aula perdida;
- 2º - Anote em seu caderno de aula tudo que a professora explica e escreve no quadro (principalmente quando ela sugere outras fontes de pesquisa como filmes, revistas, jornais, etc.);
- 3º - Exponha suas dúvidas e/ou suas opiniões, assim você contribuirá para a aula ficar mais dinâmica;
- 4º - Em casa, faça a lápis no seu caderno de aula um resumo/ relatório de tudo que foi explicado na aula
- 5º - Poste o seu resumo/relatório no PORTFÓLIO VIRTUAL. Não se esqueça de por a data da aula e título (a professora sempre põe o título no quadro).
- 6º - Deixe o rascunho no caderno de aula, para discuti-lo na sala com os colegas e Professora na aula seguinte.
- 7º - Seja criativo: enriqueça o seu PORTFÓLIO VIRTUAL; pesquise sobre o assunto da aula em seu livro e em outras fontes; ponha fotos, gravuras, desenhos e vídeos que ilustrem o assunto trabalhado.
- 8º - Quanto mais caprichado for o seu PORTFÓLIO VIRTUAL, mais será valorizado.
- 9º - Quando tiver alguma dúvida, peça ajuda à sua professora na escola, ou aos pais em casa.
- 10º - O PORTIFÓLIO VIRTUAL é uma tarefa diária, não deixe acumular conteúdos.
5)
AVALIAÇÃO – A professora acessará o seu PORTFÓLIO VIRTUAL
ao longo de cada etapa, para avaliar o seu desempenho nas aulas, sem aviso prévio. Por isto, informe o
endereço do seu Blog e mantenha o seu PORTFÓLIO VIRTUAL sempre atualizado.
- a nota do PORTFÓLIO VIRTUAL terá valor igual a 20% do total de pontos de cada etapa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário