terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Portfólio e blog


COLÉGIO POLIVALENTE EDIVALDO BOAVENTURA
Disciplina:  LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA         Educador: MARCELINA ALMEIDA DIAS
Atividade: PORTFÓLIO VIRTUAL

“Portfólio, uma coleção dos trabalhos realizados pelo aluno, que permite acompanhar o seu desenvolvimento. Permite ainda analisar, avaliar, executar e apresentar produções resultantes das atividades desenvolvidas num determinado do período.” (fonte: retirado daqui)
http://deixadenerdice.com/2011/03/03/design-para-todos-portfolio-voce-ja-tem-o-seu/  www.blogspot.com
http://fazerblogs.com/como-criar-um-blog-blogspot/

1.    APRESENTAÇÃO 

O documento “Projeto Pedagógico – Marco Referencial” (Documentos da Rede – 01), especificamente o título III – Marco Operativo: Princípios Psicopedagógicos, §28, item B (p.15) aponta que as ações pedagógicas devem ser cuidadosamente planejadas quanto ao conteúdo e a forma, de tal maneira que professor e alunos compartilhem parcelas sempre maiores de significados em relação aos conteúdos do currículo escolar, entendendo-se que nesse processo professor e alunos trocam experiências e conhecimentos, enfim, aprendem e ensinam ao mesmo tempo. Nesta relação, o papel do professor é o de orientador das ações e de catalisador do conhecimento produzido.
Isto posto, apresentamos a proposta de construção do PORTFÓLIO VIRTUAL como instrumento de acompanhamento e avaliação de desempenho dos alunos na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura, e também como estratégia para o cumprimento dos eixos pedagógicos da RSE: aprender a aprender e aprender a fazer.

2. JUSTIFICATIVA: Por que o Portfólio Virtual?

De acordo com a Professora Maria de Lurdes Santos Gonçalves, da Universidade de Aveiro, Portugal:

O uso de portfólios de aprendizagem dá relevância e visibilidade ao processo formativo de aquisição, treino e desenvolvimento de competências.
O seu caráter compreensivo, de registro longitudinal, permite detectar dificuldades e agir em tempo útil, ajudando o aluno a melhorar.
Possibilita a compreensão tanto da complexidade, como das dinâmicas de flutuação do crescimento do saber pessoal.
Valoriza e fomenta a reflexão sobre aprendizagem, o que conduz ao desenvolvimento da meta-cognição e ao aprofundamento do autoconhecimento
Reflete também a identidade de cada aluno, de cada professor, em cada contexto, enquanto construtores do seu desenvolvimento ao longo da vida. Permite uma verdadeira avaliação contínua. (http://portfolio.alfarod.net/)

Em outras palavras, o Portfólio é um instrumento eficiente na aferição da aprendizagem que promove também uma interação afetiva entre professor e aluno, contribuindo para elevar a auto-estima de ambos diante dos resultados positivos alcançados.
Tradicionalmente, o portfólio é “descrito como uma coleção organizada e planeada de trabalhos produzidos pelo(s) aluno(s), ao longo de um determinado período de tempo, de forma a poder proporcionar uma visão alargada e detalhada da aprendizagem(Santos, Aveiro – Portugal). Geralmente, é apresentado em pasta seriada, em ordem cronológica e sequencial dos conteúdos, em conformidade com o plano de estudos e objetivos propostos.
Entretanto, esta é uma atividade que os alunos consideram desprazerosa, pois lhes exige tempo e dedicação aos estudos que têm como concorrentes imbatíveis os apelos mais atrativos da televisão e do computador.
A idéia do Portfólio Virtual não propõe apenas uma inovação tecnológica e moderna quanto ao formato, visa aprimorar a essência mesma do conhecimento. Trata-se de aplicar a tecnologia dos computadores e da internet na busca da informação e do conhecimento em extensão e profundidade. É, também, uma forma de qualificar o tempo que o aluno passa no computador em atividades estéreis e, na maioria das vezes, deletérias.
Enfim, trata-se de unir o útil ao agradável, transformando as redes sociais da Internet em “pátios virtuais”.


3. OBJETIVOS

3. 1 – Objetivo Geral:
  •   Ressignificar o uso do computador e suas ferramentas como “pátio, enquanto espaço simbólico de convivência e de vivência da alegria, que representa o lúdico” (pátio virtual)

3.2 – Objetivos Específicos:
  •   Desenvolver hábitos de estudo e pesquisa,
  •  Promover o protagonismo e a autonomia do aluno, como sujeito do processo de ensino e aprendizagem, construtor de si mesmo.

4. PÚBLICO-ALVO
  •   Alunos do 1º ano – EM

5. ESPAÇOS, RECURSOS, ESTRATÉGIAS:
  •   Sala de aula 
  •  Multimídia 
  •   Laboratório de Informática 
  •   Trabalhos cooperativos 
  •   Projetos temáticos interdisciplinares
  •   Fontes diversas: bibliografias específicas, jornalísticas, literárias, filmografias e iconográficas.

6. INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PORTFÓLIO VIRTUAL:            

COLÉGIO POLIVALENTE EDIVALDO BOAVENTURA
Disciplina:  LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA         Educador:  MARCELINA ALMEIDA DIAS
Atividade: INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PORTFÓLIO VIRTUAL

Caro(a) aluno(a),

Este ano, você fará um PORTFÓLIO VIRTUAL contendo relatórios, resumos e pesquisas sobre todos os assuntos trabalhados em cada aula. Portanto, você terá atividades para casa em todas as aulas de Língua Portuguesa e Literatura. Para fazer o seu PORTFOLIO, siga as instruções abaixo.

1) PARA QUE SERVE UM POTFÓLIO - o portfólio é uma estratégia que facilita a aprendizagem e permite a avaliação da mesma. Ele serve para o aluno demonstrar o que e como está aprendendo na sala de aula, produzindo sínteses (resumos, resenhas, relatórios) daquilo que ele estudou durante as aulas e em casa. Assim, no final do ano, o aluno terá um excelente material de estudo com todo o conteúdo, produzido por ele mesmo, e que pode ser útil para si e para outras pessoas, por muito tempo (como um álbum de família, ou um diário pessoal)

2) O QUE É UM PORTFÓLIO VIRTUAL – É uma página virtual (blog)  onde será postado todo o material produzido pelo estudante, em ordem cronológica (de acordo com as datas das aulas e os temas trabalhados, como um diário de classe).

3) O PORTFÓLIO VIRTUAL poderá ser feito:
  •   Individualmente; 
  •   Em duplas; 
  •   Em trios.

Observações: No caso de duplas e trios
1.    cada componente poderá postar seu material individualmente.
2.    o blog será administrado pelo “Anjo” da dupla ou trio.

4) COMO FAZER O PORTFÓLIO – fazer um PORTFÓLIO VIRTUAL de Língua Portuguesa e Literatura pode ser tão interessante e divertido quanto produzir um álbum de fotografias em porta-retrato eletrônico, um vídeo ou colecionar qualquer coisa em arquivos virtuais. Por isto siga as “dicas” abaixo:
  •  1º - Não falte às aulas; caso tenha que faltar peça ao seu Anjo ou Protegido para lhe repassar o assunto da aula perdida;
  • 2º - Anote em seu caderno de aula tudo que a professora explica e escreve no quadro (principalmente quando ela sugere outras fontes de pesquisa como filmes, revistas, jornais, etc.); 
  •  3º - Exponha suas dúvidas e/ou suas opiniões, assim você contribuirá para a aula ficar mais dinâmica; 
  •   4º - Em casa, faça a lápis no seu caderno de aula um resumo/ relatório de tudo que foi explicado na aula 
  •   5º - Poste o seu resumo/relatório no PORTFÓLIO VIRTUAL. Não se esqueça de por a data da aula e título (a professora sempre põe o título no quadro). 
  •   6º - Deixe o rascunho no caderno de aula, para discuti-lo na sala com os colegas e Professora na aula seguinte. 
  •   7º - Seja criativo: enriqueça o seu PORTFÓLIO VIRTUAL; pesquise sobre o assunto da aula em seu livro e em outras fontes; ponha fotos, gravuras, desenhos e vídeos que ilustrem o assunto trabalhado. 
  •   8º - Quanto mais caprichado for o seu PORTFÓLIO VIRTUAL, mais será valorizado. 
  •   9º - Quando tiver alguma dúvida, peça ajuda à sua professora na escola, ou aos pais em casa. 
  •   10º - O PORTIFÓLIO VIRTUAL é uma tarefa diária, não deixe acumular conteúdos.

5) AVALIAÇÃO    A professora acessará o seu PORTFÓLIO VIRTUAL ao longo de cada etapa, para avaliar o seu desempenho nas aulas, sem aviso prévio. Por isto, informe o endereço do seu Blog e mantenha o seu PORTFÓLIO VIRTUAL sempre atualizado.
  •   a nota do PORTFÓLIO VIRTUAL terá valor igual a 20% do total de pontos de cada etapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário