O desenvolvimento tecnológico e a multiplicação
do conhecimento nas diversas áreas são características perceptíveis da
contemporaneidade. No entanto, a escola está à margem desse intenso
desenvolvimento; ela não tem conseguido alcançar a velocidade do mundo
contemporâneo e as exigências que ele traz consigo, já que não consegue
acompanhar as mudanças necessárias dos meios e métodos do processo de ensino e
aprendizagem.
Para isso, a educação precisa se articular com mecanismos mais
amplos que ultrapassam a sala de aula. Mas não só a técnica de ensino deve
mudar com a incorporação de uma nova tecnologia; a concepção do ensino é que
necessita repensar os seus caminhos. E as TIC desempenham um papel fundamental
para a efetivação desse pensamento.
No desejo e no empenho de mudar essa realidade,
buscamos repensar o nosso posicionamento e a nossa ação como profissionais,
estudando, pesquisando, participando de cursos, discutindo com a comunidade
escolar as necessidades e a realidade do processo educacional, revendo nossa
prática pedagógica. Porém, a escola precisa, de verdade, ser melhor amparada e
equipada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário