A tecnologia está, inevitavelmente e de forma
cada vez mais acentuada, presente no dia-a-dia das pessoas. Logo, a discussão
acertada das mudanças a serem implementadas, nos processos escolares, extrapola
não só as metodologias específicas das diversas disciplinas, mas exige refletir
o conjunto da prática pedagógica.
Vemos que as ditas “novas tecnologia”, que já não
deveriam ser mais tão “novas” assim, sobretudo as que estão ligadas á crescente
popularização dos recursos de informática e dos computadores, estão produzindo
alterações substantivas nos processos educacionais e no trabalho pedagógico.
Enquanto educadores, ainda estamos muito
influenciados pelas formas tradicionais de ensino. Devemos ter uma nova postura: ao invés
de “discursador”, devemos ser um “debatedor”, criando espaços, cada vez mais
significativos, de trocas e interações entre os estudantes (da turma, das
diferentes turmas, de diferentes escolas, de diferentes cidades...). Este é um espaço propício para que as “TICs”
(Tecnologias de Informação e Comunicação) entrem com suas enúmeras e novas
possibilidades.
A produção criativa de novos conhecimentos, o
desenvolvimento e debate de teorias, a construção / desconstrução e aprimoramento
de novos conceitos, as trocas em redes e introduções à distância com outros
sujeitos, o retorno aos alicerces práticos, todos esses recursos técnicos podem
impulsionar o desenvolvimento e a transformação do processo pedagógico.
“Não podemos esquecer das redes eletrônicas, a
solução mágica para modificação profunda da relação pedagógica, que facilita a
pesquisa individual e grupal, o intercâmbio de professores com professores, de
alunos com alunos, de professores com alunos”.
Assim, a informática é uma invenção que pode ser
colocada no centro das discussões como ferramenta necessária para o
desenvolvimento humano e para a democratização da informação. No entanto, a internet,
embora tida como possível para todos, é um mecanismo de controle e de exclusão
para a maioria da humanidade, que ainda espera formas de poder conectar-se a
este importante meio de comunicação e interação humana.
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