sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Atuação do Professor frente à Nova Tecnologia


    A tecnologia está, inevitavelmente e de forma cada vez mais acentuada, presente no dia-a-dia das pessoas. Logo, a discussão acertada das mudanças a serem implementadas, nos processos escolares, extrapola não só as metodologias específicas das diversas disciplinas, mas exige refletir o conjunto da prática pedagógica.
     Vemos que as ditas “novas tecnologia”, que já não deveriam ser mais tão “novas” assim, sobretudo as que estão ligadas á crescente popularização dos recursos de informática e dos computadores, estão produzindo alterações substantivas nos processos educacionais e no trabalho pedagógico.
     Enquanto educadores, ainda estamos muito influenciados pelas formas tradicionais de ensino. Devemos ter uma nova postura: ao invés de “discursador”, devemos ser um “debatedor”, criando espaços, cada vez mais significativos, de trocas e interações entre os estudantes (da turma, das diferentes turmas, de diferentes escolas, de diferentes cidades...). Este é um espaço propício para que as “TICs” (Tecnologias de Informação e Comunicação) entrem com suas enúmeras e novas possibilidades.
      A produção criativa de novos conhecimentos, o desenvolvimento e debate de teorias, a construção / desconstrução e aprimoramento de novos conceitos, as trocas em redes e introduções à distância com outros sujeitos, o retorno aos alicerces práticos, todos esses recursos técnicos podem impulsionar o desenvolvimento e a transformação do processo pedagógico.
       “Não podemos esquecer das redes eletrônicas, a solução mágica para modificação profunda da relação pedagógica, que facilita a pesquisa individual e grupal, o intercâmbio de professores com professores, de alunos com alunos, de professores com alunos”.
      Assim, a informática é uma invenção que pode ser colocada no centro das discussões como ferramenta necessária para o desenvolvimento humano e para a democratização da informação. No entanto, a internet, embora tida como possível para todos, é um mecanismo de controle e de exclusão para a maioria da humanidade, que ainda espera formas de poder conectar-se a este importante meio de comunicação e interação humana.

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