segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Unidade 1 - Literatura e Linguagem

      
Nem todos os povos e culturas chegaram a ter domínio da escrita. Apesar disso, praticamente todos eles tiveram algum tipo de manifestação literária.
Literatura é linguagem, é a arte da palavra. Conhecê-la equivale a compreender um pouco de nossa história e de nossa condição humana.

Razão de ser
Escrevo. E pronto.
Escrevo porque preciso,
preciso porque estou tonto.
Ninguém tem nada com isso.
Escrevo porque amanhece,
e a estrela lá no céu
lembram letras no papel,
quando o poema me anoitece.
A aranha tece teias.
O peixe beija e morde o que vê.
Eu escrevo apenas.
Tem que ter por quê?
(Paulo Leminski. Melhores poemas de Paulo
Leminski. Seleção Fred Góes e Álvaro Marins.
4. ed. São Paulo: Global, 1999. 133.)


Projeto: Literatura em cena
  •  Produção e montagem de uma mostra sobre leitura, livros e/ou literatura.

         Participe das atividades a seguir, individualmente e em grupo, de acordo com as orientações do seu professor. 
         No dia combinado, todos devem trazer seus depoimentos e apresentá-los na mostra que tenha por título Literatura em cena, ou outro que quiserem. Convidem outras turmas, professores, funcionários, amigos e familiares para o evento. 

PROJETO: 
Literatura em cena
  
1. Leitura, livros e literatura
        Na introdução do seu livro didático você tem alguns depoimentos de escritores e profissionais de várias áreas sobre esse assunto. Leia outros depoimentos no painel a seguir. Depois, considerando sua experiência, escreva um pequeno texto, dando seu depoimento sobre leitura, livros e/ou literatura. Quando terminar, releia-o e passe-o a limpo. junte-o aos de seus colegas e afixe-o no mural da classe ou da escola sob o título sugerido acima, ou outro que quiserem, de acordo com as instruções de seu professor. No dia combinado para a mostra, coloquem uma mesinha ou carteira ao lado do mural, deixem lápis e papel à disposição dos convidados e convidem-nos a escrever sobre a experiência deles com os livros e literatura ou façam sugestões de livros, recendo um pequeno comentário sibre eles. Peçam-lhes que afixem também no mural seus depoimentos.
           Depois, se sua escola dispuser de um site na internet, coloquem alguns desses depoimentos na página de abertura ou em outro local, fazendo a devida chamada. 
 

Literatura: vivência

        A literatura é porta para variados mundos que nascem das várias leituras que dela se fazem. Os mundos que ela cria não se desfazem na última página do livro, na última frase da canção, na última fala da representação nem na última tela do hipertexto. Permanecem no leitor, incorporados  como vivência, marcos da história de cada um.
          Tudo o que lemos nos marca.
(Marisa Lajolo. Literatura: leitores & leitura.
São Paulo: Moderna, 2001. p. 44-45)


Uma vida entre livros

     Através da literatura, se enriquece o espírito, se adquire conhecimento do mundo (ser humano, sociedade, etc.) e se tem o prazer de dar largas à imaginação, sentindo emoções que, sem ela, possivelmente não existiriam. A literatura sempre foi parte da minha vida. A leitura me distraiu, me encantou, ampliou meus horizontes, a ponto de não poder imaginar o que seria minha vida sem os livros - certamente um vazio assustador.  
     (José Mindlin, empresário e bibliófilo)


A cada livro um novo aprendizado 

         A literatura tem algo de mágico, permite viajar, no melhor sentido da palavra, ingressar no pensamento alheio, vivenciar outras experiências. E também é revolucionária, no sentido de permitir a transformação da vida. Há livros fundamentais. Depois de lê-los, o leitor nunca mais será a mesma pessoa.

(José Renato Nalini, juiz e professor)


A leitura como ato essencial da vida


       Como arfar sem a presença de um livro que nos ensina a viver melhor que a própria vida? A vida precisa do livro para não ser inconsequente. Para não ficarmos sujeitos à pausterização social. Ler é um maravilhoso ato de rebeldia, de resistência, de encantamento. De um fruir comovedor.
(Nélida Piñon, escritora)
(www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/biblioteca/biblioteca.asp?sid=0981031...)


Alívio na solidão

         Não existe apenas um modo de ler bem, mas existe uma razão precípua para ler. Nos dias de hoje, a informação é facilmente encontrada, mas onde está a sabedoria?  Se tivermos sorte, encontraremos um professor que nos oriente, mas, em última análise, vemo-nos sós, seguindo nosso caminho sem mediadores. Ler bem é um dos grandes prazeres da solidão; ao menos segundo a minha experiência, é o mais benéfico dos prazeres. Ler nos conduz à alteridade, seja à nossa própria ou à de nossos amigos, presentes ou futuros. Literatura de ficção é alteridade e, portanto, alivia a solidão. 


(Harold Bloom. Como e por que ler. Rio de Janeiro: 
Objetiva, 2001. p. 15)


Nada substitui o valor da leitura

         A leitura equipa o indivíduo com conhecimento em conteúdo, permitindo que ele tenha articulação para se colocar na sociedade e produzir opiniões próprias. A ficção nos transporta para mundos distintos do nosso, ampliando nossas possibilidades de ver realidades diferentes, com toda sua riqueza, complexidade e diversidade. Além disso, é entretenimento, diverte.

 (Patrícia Melo, escritora)


Somos frutos das obras
         Meu avô, Maurício Rosenblatt, foi editor da antiga editora Globo, em Porto Alegre, onde trabalhava com Érico Veríssimo, seu amigo da vida inteira. Depois passou para a José Olympio, outra grande editora. A casa de meus avós era repleta de livros. Era uma festa, os amigos se reuniam muito lá. Isso com certeza teve influência na ideia que faço até hoje de literatura - e não só de literatura, mas de mim mesmo.
       Os livros estão sempre nos revelando novas formas de pensar e de sentir. Eles exercem influência determinante em nossa vida psicológica e afetiva, mas do que podemos imaginar. Há coisas que só percebemos através daquilo que lemos. Somos frutos das obras. Por outro lado, os livros só têm importância... se tivermos importância para eles.
       A leitura, aos poucos, me ensinou a perder o medo dos livros. Daí para a frente, todo bom livro é nutrição - e eu me alimento de tudo. A literatura é essencial e revigorante na minha vida; sem ela, eu me sinto oco - naquele "oco sem beiras" de que fala o Guimarães Rosa.

(Arthur Nestrovski, professor e escritor)


2. Ler é prazer

        Selecionem  alguns textos literários que considerem bonitos: poemas, trechos em prosa de romances que leram, crônicas, falas de personagens, pensamentos, trechos engraçados ou tocantes, etc. Copiem-nos em folhas separadas ou digitem-nos. se quiserem, ilustrem-nos com desenhos ou colagens, ou façam molduras, usando cores ou pequenos desenhos de computador.
         Em outro mural da classe ou da escola, ou numa parede, afixem esses textos sob o título sugerido, ou outro que quiserem. No dia combinado para a mostra, convidem as pessoas para a leitura e apreciação desses textos.

Fique ligado! Pesquise!

        Para você ampliar seus conhecimentos sobre linguagem, literatura e artes, eis algumas sugestões:
 
VÍDEOS:
  • Em busca da terra do nunca, de Marc Forst
  • Moça com brinco de pérola, de Peter Webber
  • O carteiro e o poeta, de Michel Radford
  • Cinema paradiso, de Giuseppe Tomatore
  • O baile, de Etore Scola 
  • Razão e sensibilidade, de Ang Lee
LIVROS:
  • O que é literatura, de Larisa Lajolo (Brasiliense);
  • O que é poesia, de Fernando Paixão (Brasiliense);
  • Os cem melhores contos brasileiros do século, de Ítalo Moriconi,org.(Objetiva);
  • Artes e partes, de Quino (D. Quixote); 
  • Só dói quando eu respiro, de Caulos (L&PM);
  • Moça com brinco de pérola, de Tracy Chevalier.
MÚSICA:
  • Língua, de Caetamo Veloso (Velô).
SITES: 

  •  www.mundocultural.com.br/biblioteca/
  •  www.jornaldepoesia.jor.br/camoes.html
  • www.museuhistoriconacional.com.br/mh-e-212.htm 

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